A Elbit Systems anunciou em 22/12, que o Governo do Canadá selecionou o Sistema Aéreo não Tripulado (UAS – Unmanned Aircraft System) Hermes StarLiner, para atuar no Programa Nacional de Vigilância Aérea, em missões de proteção ambiental e marítima no Ártico e ao longo das costas oriental e ocidental do país. A escolha do UAS Hermes TM StarLiner foi decidida em processo de licitação que envolveu o Public Services and Procurement Canada ao lado do Transport Canada.
Certificado para operar no espaço aéreo civil, o UAS Hermes StarLiner decola e pousa em aeródromos civis, para realizar uma ampla gama de operações de vigilância e combate aos problemas ambientais, como a detecção de vazamento de petróleo, patrulha e monitoração do gelo, proteção à vida selvagem, patrulha pesqueira entre outros.
O Honourable Marc Garneau, Ministro dos Transportes, disse em comunicado à imprensa que “o Canadá está comprometido em proteger as espécies ameaçadas de extinção e o ambiente marinho. A integração de aeronaves pilotadas remotamente em nossa frota, tornará as nossas operações de vigilância mais robustas. O Programa Nacional de Vigilância Aérea também ajudará em missões de busca e resgate, transportes humanitários, fiscalização de pesca ilegal e além do desenvolvimento e regulamentação da indústria canadense de drones.”
O UAS Hermes StarLiner é uma aeronave não tripulada de 1,6 toneladas, equipada com potente motor, capaz de realizar operações em média altitude, equipada com recursos de aeronaves comerciais, que o qualificam para operações com segurança em espaço aéreo civil. O Hermes StarLiner é equipados com sistema anticolisão, links de transmissão de dados redundantes, sistema de alerta de altitude, capacidade de decolagem e pouso automáticas com visibilidade reduzida, sistema de degelo, etc.
O UAS Hermes StarLiner permitirá que as autoridades do Transport Canadá mantenham uma vigilância contínua sobre vastos ambientes aquáticos internos e de litoral. A aeronave produzida pela Elbit Systems, é capaz de voar por longo tempo, dia e noite, em condições climáticas adversas, melhorando muito a eficiência e segurança das missões.
@FFO