Governo de Brunei recebe o primeiro Airbus C295MW. Representantes do Ministério da Defesa do Reino de Brunei assinaram o recebimento do primeiro Airbus C295MW dstinado à Força Aérea Real de Brunei, ou Tentera Udara Diraja Brunei (TUDB). O evento foi realizado em 19/12 nas instalações da Airbus em Sevilla, na Espanha.
Na ocasião, o C295MW, matrícula militar TUDB 502, número de construção (c/n) 224, foi apresentado à comitiva de Brunei, com a segunda aeronave, TUDB 503 (c/n 225), posicionada ao fundo. Em nota, o MD de Brunei informou que o país comprou quatro aeronaves, e que a aceitação do segundo C295MW ocorrerá no início de 2024.
“O Termo de Aceitação do Cliente faz parte dos requisitos pré-translado para Brunei Darussalam, o que ocorrerá em janeiro de 2024. Na chegada ao País, ocorrerá a assinatura do Termo de Aceitação Local antes da transferência oficial ao Ministério da Defesa. Nos próximos dias, a segunda aeronave passará pelo mesmo processo em Sevilha, Espanha. As duas aeronaves estão programadas seguirem juntas para Brunei em janeiro de 2024”, informou o MD do Reino de Brunei.
Conforme noticiamos em dezembro de 2022, o governo de Brunei assinou um contrato com a Airbus para a aquisição quatro aeronaves de transporte C295MW com o objetivo de substituir a antiga frota de aeronaves CN235-110M da TUDB. Elas realizarão missões de Ajuda Humanitária e Socorro em Desastres (HADR), Evacuações Aeromédicas (MEDEVAC), Evacuação de Não Combatentes, Busca e Resgate (SAR), transporte de tropas e cargas, transporte VIP, lançamento de paraquedistas e cargas, entre outras.
@FFO
O primeiro Airbus C295MW destinado à Força Aérea Real de Brunei, ou Tentera Udara Diraja Brunei (TUDB), foi visto no dia 22/11 retornando de um voo de testes no Aeroporto de Sevilla-San Pablo, na Espanha, onde ficam as instalações da Airbus Defense.
Em "Notícias"
A Força Aérea Real de Brunei, ou Tentera Udara Diraja Brunei (TUDB), comissionou os dois primeiros Airbus C295MW, em uma cerimônia realizada em 24/01 na Base Aérea de Rimba. A cerimônia foi presidida pelo Sultão Haji Hassanal, e contou com a presença de outras autoridades e convidados.
Em "Notícias"
O governo de Brunei assinou em 3 de dezembro um contrato com a Airbus para a aquisição um lote de aeronave de transporte tático C295 para Royal Brunei Air Force (RBAirF), que substituirão o único CN235.
Em "Notícias"