Governo da Noruega adquire novos sistemas de defesa aérea NASAMS. O governo norueguês encomendou novos sistemas de defesa aérea NASAMS à Kongsberg Defense & Aerospace, que fortalecerão as capacidades defensivas do país para combater ameaças aéreas. O contrato tem um valor de aproximadamente NOK 1,4 bilhão, com entregas previstas em 2026–2027.
O contrato com a Agência Norueguesa de Materiais de Defesa inclui novos lançadores multimísseis e novos Centros de Distribuição de Tiro para os NASAMS (National/Norwegian Advanced Surface to Air Missile System), substituindo equipamentos anteriormente doados à Ucrânia. A entrega fornecerá à Noruega a última geração de NASAMS, desenvolvida para enfrentar ameaças atuais e futuras.
“Um sistema de defesa aérea de última geração é estrategicamente importante para as capacidades de defesa da Noruega e é vital para salvaguardar os nossos interesses de segurança nacional. A Noruega foi o primeiro usuário do NASAMS e temos o prazer de estender a forte colaboração com esta e as próximas entregas”, disse Eirik Lie, presidente da Kongsberg Defense & Aerospace.
“São investimentos que garantem a segurança do país. A guerra na Ucrânia mostrou a importância da defesa aérea e, antes do Natal, o governo norueguês conseguiu apresentar uma ordem recorde de defesa aérea às Forças Armadas norueguesas. Tomamos medidas extraordinárias para acelerar a aquisição. O contrato para a reaquisição do material doado é o primeiro passo”, disse o ministro da Defesa da Noruega, Bjørn Arild Gram.
“Para nós, é importante apoiar a Ucrânia com o material necessário, ao mesmo tempo que devemos garantir uma Noruega bem armada. Este projeto foi concluído na metade do tempo de execução normal de um projeto, graças aos bons esforços de todas as partes, o que considero um desenvolvimento positivo”, afirma Gro Jære, Diretora da Agência Norueguesa de Materiais de Defesa.
NASAMS é um sistema distribuído e em rede de curto a médio alcance? sistema de defesa aérea terrestre desenvolvido pela Kongsberg Defense & Aerospace (KDA) e americana Raytheon. O sistema defende o perímetro contra veículos aéreos não tripulados (UAVs), helicópteros, mísseis de cruzeiro, veículos aéreos de combate não tripulados (UCAVs) e aeronaves de asa fixa.
Ele pode disparar uma ampla gama de mísseis existentes. NASAMS foi a primeira aplicação terra-ar do AIM-120 AMRAAM (Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile). Além do AIM-120, ele pode usar o AIM-9X Sidewinder, IRIS-T SLS e AMRAAM-ER, entre outros. O NASAMS 2 é uma versão atualizada capaz de usar o Link 16, que está operacional desde 2007. Em 2022, surgiu NASAMS 3, ou seja, a atualização mais recente deste sistema, que foi adquirida pela Noruega neste ano.
@CAS