O Governo Indiano deverá assinar ainda neste ano, um contrato de US$ 2,5 bilhões para a aquisição de 56 aeronaves de transporte de médio porte, Airbus C-295 , com objetivo de modernizar antiga frota de bimotores HS-748 Avro e Antonov AN-32 da Força Aérea da Índia (IAF). O contrato bilionário faz parte do plano estratégico de desenvolvimento do setor aeroespacial chamado “Make-in-India”, e envolveria uma parceria entre a Airbus Defense and Space e a empresa indiana Tata Advanced Systems Limited (TASL).
Conforme informações, serão adquiridos 56 C-295 para reequipar as unidades de transporte da IAF. O plano prevê que as 16 primeiras unidades sejam produzidas pela Airbus na Europa, e as 40 restantes montadas pela TASL, na Índia. Apesar de poucos detalhes conhecidos, o contrato estaria na fase de aprovação orçamentária, devendo ser assinado ainda no decorrer deste ano.
“O Avro 748 entrou em serviço no início dos anos 1960 e deveria ter sido aposentados há muito tempo. O projeto de substituição dessas aeronaves está em planejamento há pelo menos oito anos, e precisa ser logo superado a partir da escolha do C-295. Esta nova aeronave também substituirá os AN-32, que serão descontinuados em breve pela IAF”, disse o Vice-Marechal (retd), Manmohan Bahadur, Diretor Geral do Centro de Estudos de Aviação.
Atualmente a IAF possui uma frota operacional com mais de 50 antigos turboélices britânicos Hawker Siddeley HS-748 Avro, adquiridos a partir dos anos 1960 , além de aproximadamente uma centena de bimotores russos Antonov 32.
A previsão é que após a assinatura do contrato, os 16 Airbus C295 produzidas na Europa, sejam entregues em até dois anos, enquanto as 40 unidades montadas localmente serão entregues ao longo de oito anos.
@FFO