Governo da Croácia irá adquirir doze caças Dassault Rafale. A Croácia aprovou a compra de um lote de doze caças Dassault Rafale, sob um contrato no valor próximo de um bilhão de Euros. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (28/05), pelo primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, durante a 12ª Sessão do Governo da República da Croácia.
“Hoje, no primeiro item da agenda, vamos tomar uma decisão histórica sobre a compra de um caça multiuso… Quero dizer o que esta decisão significa para a Croácia e para a nossa segurança. Substituiremos os antigos MiGs por um novo caça… A comissão interdepartamental avaliou as ofertas dos EUA, Suécia, França e Israel e aprovou um estudo para aquisição das aeronaves. O governo avaliou que a oferta da França era a melhor e tomou uma decisão sobre a aquisição de aviões franceses Rafale, sendo dez monoplaces e dois biplaces”, disse Plenkovic, sem antes expôr ao plenário as perdas orçamentárias causadas pela pandemia global de COVID-19, na economia do país.
O valor anunciado pelo primeiro-ministro croata é de €999 milhões, e se tornará a maior compra de armamentos realizadas pelo país, desde a guerra de independência da Iugoslávia na década de 1990. “Pelo preço mais favorável, a Croácia obtém o avião com a melhor classificação e melhor equipado”, disse o primeiro-ministro.
Os doze caças Rafale virão usados da Armée de l`Air et de Espace da França (AAE), sendo que o primeiro lote com seis unidades deverá chegar no país até 2024.
Críticos sugerem que o governo deveria concentrar os seus esforços em reorganizar a economia atingida pela pandemia, em vez de gastar em armamentos. Por outro lado, o Ministro da Defesa, Mario Banozic, disse à mídia local que a decisão de comprar os jatos é uma questão de defesa nacional, e não um novo “brinquedo militar”.
Membro da OTAN desde 2009, a Croácia investe menos de US$ 1 bilhão por ano em defesa, ficando um pouco abaixo dos 2% do PIB, recomendados pela Aliança. Segundo Plenkovic, a aquisição dos Rafale elevará este percentual para além do recomendado pela OTAN.
Atualmente a primeira linha de defesa da Hrvatske Zračne Snage (Força Aérea da Croácia), está sob a responsabilidade de oito Mig-21bis e Mig-21UM “Fishbed”, modernizados entre 2003 e 2004. Todas essas aeronaves estão baseadas no esquadrão de caça 191. Eskadrila Lovačkih Aviona, subordinado ao 91 Krilo, com sede na Base Aérea de Zagreb / Pleso (LDZA).
@FFO