Governo australiano anuncia a compra de 20 novos C-130J Hércules. O governo da Austrália anunciou hoje (24/07) a decisão de comprar 20 novos Lokcheed Martin C-130J Hércules para reequipar Força Aérea Real Australiana (RAAF). O contrato de US$9,8 bilhões tem como objetivo renovar e expandir a frota de transporte pesado do país.
Conforme a nota do Ministério da Defesa australiano (MoD), o primeiro C-130J deverá chegar ao país no final de 2027. “Haverá benefícios significativos para a indústria australiana com a expansão da frota, com oportunidades para construir instalações e infraestrutura de suporte para as aeronaves no país”, disse o MoD.
Em novembro do ano passado, noticiamos que o governo dos Estados Unidos, por meio da Agência de Cooperação de Defesa e Segurança (DSCA), havia aprovado a possível venda de até 24 aeronaves de transporte C-130J-30 Super Hércules para a Austrália.
“O C-130J esteve envolvido em quase todas as principais operações de Defesa nas últimas décadas, desde a assistência em Bougainville e manutenção da paz em Timor-Leste até os conflitos no Iraque e no Afeganistão. Mais recentemente, a aeronave apoiou a resposta da Austrália ao COVID-19 na região, entregando vacinas e suprimentos médicos, bem como resposta a incêndios florestais e inundações”, afirmou o MoD australiano.
Atualmente a RAAF opera uma frota de doze C-130J-30 Super Hércules adquiridos no final dos anos 1990. Eles são reunidos no Esquadrão 37 “Foremost”, cuja sede é a Base Aérea de Richmond, localizada na região de Sydney.
Fonte: MoD Austrália
@FFO