Governo argentino comprou SC7 Skyvan usado nos “voos da morte”. O governo da Argentina recentemente comprou um bimotor Short SC7 Skyvan civil nos Estados Unidos. O antigo bimotor foi adquirido por ter vínculos históricos com o país sul-americano.
Fabricado no início dos anos 1970, o Skyvan, matrícula N190WW, estava operando para a empresa Win Win Aviation, sediada no Aeroporto de Coolidge, no Arizona, onde era utilizava para o lançamento de paraquedistas.
Em 1971 o Comando de Aviação da Prefectura Naval Argentina comprou um lote de cinco Short SC.7-3M-400 Skyvan, entre eles o N190WW (número de construção SH.1888), que na época operava com a matrícula naval PA-51.
A ligação deste SC7 com a história argentina, remonta o período da forte ditadura militar do governo do General Jorge Rafael Videla (1976-1981). Em um plano cruel para eliminar os seus oponentes políticos, o governo Videla implementou os chamados “Voos da Morte”.
Utilizando vários aviões do governo, entre eles os Short SC7 Skyvan da Prefectura Naval, centenas de presos políticos pelo regime militar de Videla foram lançados vivos em alto mar para não deixar nenhum rastro. Pouco tempo depois, restos humanos foram encontrados nas praias argentinas, e com o fim da ditadura, uma investigação levou a prisão vários envolvidos nos chamados “Voos da Morte”.
Voltando ao Skyvan N190WW, ele foi encontrado nos Estados Unidos em 2010, através de uma investigação do fotógrafo italiano Giancarlo Ceraudo e da jornalista Miriam Lewin, sobrevivente do regime militar e atual chefe da Defensoria Pública.
Constatado que tratava-se do ex-PA-51, foi iniciado um trabalho para resgatá-lo com a finalidade de colocá-lo como parte do acervo do museu da ESMA (Escuela de Mecanica de la Armada) localizado em Buenos Aires, e que serviu como centro de detenção e tortura durante o regime do General Videla.
O SC7 foi transladado em voo dos Estados Unidos para Buenos Aires, onde pousou em 24 de junho de 2023. Dois dias após sua chegada, ele foi apresentado em uma cerimônia oficial ao público, em homenagem às cerca de 30.000 pessoas que “desapareceram” durante a ditadura entre 1976 e 1983.
“A repatriação da aeronave foi uma iniciativa reivindicada pelas filhas das Mães da Plaza de Mayo vítimas de um dos voos da morte, para que o avião continue a ser um símbolo do horror da última ditadura, como a materialização da fase final de extermínio”, informou o governo argentino em nota oficial.
Após ser retirado de serviço pela Prefectura Naval Argentina, o PA-51 foi vendido para a empresa CAE Aviation de Luxemburgo (matrícula civil LX-ABC), ainda ostentando as cores do seu antigo operador no leme. Em janeiro de 2003 foi vendido para a GB Airlink, de Fort Lauderdale, na Flórida (N80GB), e em agosto de 2019 a Win Win Aviation comprou o Skyvan, que foi rematriculado como N190WW.
Fonte: Governo Argentino
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