O Governo Argentino aprovou por meio da Decisão Administrativa nº 1839/2020, a ordem de fabricação de uma aeronave IA-63 Pampa III Bloco 1, e materiais equivalentes à fração de uma futura aeronave. O contrato inter administrativo entre o Ministério da Defesa e a Fábrica de Aeronaves Argentina (FAdeA), corresponde ao valor de US$ 13.4 milhões, e foi publicado no Diário Oficial Argentino.
Conforme informações, a FAdeA teria em sua linha de produção, três aeronaves IA-63 Pampa III Bloco 1, em diversas fases de montagem. Este valor envolveria a finalização de uma aeronave, que deverá ser até o final deste ano.
A FAdeA continua trabalhando no projeto IA-63 Pampa III Bloco 2, cujos protótipos sofreram modificações e atualizações para atender a incorporação do sistema de treinamento simulado EVA – Embeded Virtual Avionics, produzido pela israelense Elbit Systems.
O EVA oferece um sistema de simulação virtual e realístico, totalmente integrado com aviônicos, armamentos, sensores e ao capacete dos pilotos (HMDS – Helmet Mounted Display System), criando uma experiência de treinamento avançada, personalizável e realista para os alunos e instrutores.
@FFO