Golpe paramilitar no Sudão! Um golpe militar está em curso Sudão, país localizado no nordeste de África, a beira do Mar Vermelho. A milícia RSF (Rapid Reaction Force) ou Forças de Apoio Rápido – uma dissidência rebelde do Exército do Sudão, diz ter assumido o controle do Palácio Presidencial neste sábado (19), após as tensões entre a força e o Exército explodirem em um conflito. Caças e helicópteros sudaneses bombardearam as posições do RFS na Capital Cartum.
A RSF atacou o quartel-general Exército do Sudão neste sábado, que declarou que conseguiu repelir o ataque. Combates intensos foram relatados em torno do Palácio Presidencial e do QG do Exército. Tanques, militares, rebeldes armados e aeronaves foram vistas na capital e outras cidades.
Em um comunicado, a RSF também reivindicou o controle dos aeroportos de Cartum, Marwa e al-Abiad, levando a suspensão de todos voos comerciais. No Aeroporto Internacional de Cartum, vários jatos de companhias aéreas foram pegos em meio aos combates, e alguns foram danificados ou destruídos em meio ao golpe militar em curso. Imagens mostram um Airbus A330 da Saudia Arabian e um B737 da SkyUp em chamas em meio a tiros e explosões, entre outras aeronaves danificadas.
Durante o conflito, caças MiG-29SE da Força Aérea Sudanesa voaram baixo sobre Cartum, lançando vários foguetes não guiados contra os caminhões, veículos dos rebeldes e posições próximas ao QG do Exército, Palácio do Governo e o Aeroporto. O mesmo foi feito por helicópteros Mil Mi-24. As aeronaves saíram da base aérea de Wadi Sayyidna ao norte de Cartum, que ainda está sob controle da Força Aérea do Sudão.
O RSF disse que está respondendo a um ataque surpresa do exército em uma de suas bases. O Comando das Forças Armadas do Sudão, por outro lado, disse em comunicado que combate o RSF em Cartum, acusando o grupo de “conspiração traiçoeira” contra o país.
Os militares estão no comando do Sudão desde que realizaram um golpe de estado em 2021, que encerrou um acordo de compartilhamento de poder formado após a deposição do ex-presidente de longa data Omar al-Bashir. Os principais partidos políticos do Sudão chegaram a um acordo há poucas semanas, sobre como proceder à transição para o governo civil. Porém, rebeldes do RSF não concordam com a transição, pois querem sua reintegração sem punições as fileiras do Exército. Conversas estão em andamento para integrar o RSF ao exército como parte do movimento para o retorno do governo civil.
O RSF capturaram pelo menos três dos cinco caças MiG-29M2 da Força Aérea Egito no Aeroporto de Merowe. O Egito faz fronteira ao norte com o Sudão e teria enviado os caças para combater o RFS, que, em tese, é apoiado pela Rússia. Além dos caças, dezenas de militares do Egito, incluindo vários pilotos de caça, foram capturados pelo RSF.
@CAS