Um Boeing C-17A Globemaster III, da USAF, pertencente ao 62nd/446th Airlift Wing (AW), sediadas na Base Conjunta de Lewis-McChord, Washington, realizou um pouso de emergência com o trem de pouso do nariz recolhido, em Kandahar, no Afeganistão.
O fato teria ocorrido, possivelmente, em 18 de outubro, e o vídeo foi divulgado posteriormente nas redes sociais. A filmagem mostra o C-17 aproximando com o trem no nariz recolhido, e na sequencia toca na pista apenas com os trens principais (MLG – Main Landing Gear), e alguns segundos depois, a fuselagem toca no asfalto. A aeronave correu alguns metros antes de parar sem maiores problemas.
Devido a baixa qualidade da filmagem, não é possível identificar a matrícula exata do Globemaster III. A testemunha que filmou o pouso, fez fotos da aeronave, mas tomou o cuidado de cobrir a matrícula, evitando identificação. Interessados em rastreio de aeronaves via internet, com base em pesquisas nos banco de dados dos sites de monitoração on-line, sugerem que a aeronave envolvida – o AF 08-8199, cujo último registro de voo foi em 16 de outubro, dois dias da suposta data. A aeronave permaneceu três dias sobre a pista do aeródromo de Kandahar, até a chegada dos equipamentos necessários para a sua remoção.
De acordo com o Coronel Sonny Leggett, porta-voz das Forças Armadas Americanas no Afeganistão (USFOR-A), não houve feridos no incidente e salientou que a pista permaneceu operacional apenas para tráfego militar. Acrescentou ainda que foi apenas uma falha mecânica na aeronave, e que o incidente está sob investigação.
@FFO