

Global 6500 AEW&C para a ROKAF. A L3Harris Technologies garantiu um contrato no valor de mais de US$ 2,26 bilhões para entregar uma frota de aeronaves Bombardier Global 6500 modificadas para a Republic of Korea Air Force (ROKAF).
O acordo fará com que a L3Harris trabalhe com a canadense Bombardier, a israelense ELTA Systems, empresa do grupo da Israel Aerospace Industries (AI) e a sul-coreana Korean Aerospace Industry (KAI) para desenvolver uma plataforma avançada de alerta e controle aéreo antecipado (AEW&C — Airborne Early Warning and Control).
A nova frota AEW&C visa aprimorar a capacidade da ROKAF de identificar e monitorar ameaças ao espaço aéreo, ao mesmo tempo, em que melhora a interoperabilidade com os Estados Unidos, a OTAN e parceiros regionais. Espera-se que o conjunto de comunicações se integre às operações de caças de quinta geração para criar o que as empresas descrevem como um “espaço de batalha em rede”.
O presidente e CEO da L3Harris, Christopher Kubasik, disse que a empresa estava “pronta para entregar uma frota de aeronaves avançada que fortalecerá a eficácia da missão para um importante aliado americano na região Indo-Pacífico”. Ele acrescentou que a L3Harris colaboraria estreitamente com a República da Coreia no desenvolvimento, testes, integração e sustentação.
O presidente e CEO da Bombardier, Éric Martel, disse que a empresa estava “extremamente satisfeita que o Bombardier Global 6500 ajudará a Força Aérea da República da Coreia a defender suas fronteiras com a solução da L3Harris”, acrescentando que o desempenho e a confiabilidade da aeronave a tornaram uma plataforma preferencial “para governos que buscam modernizar suas capacidades em meio às crescentes tensões geopolíticas”.
Boaz Levy, presidente e CEO da Israel Aerospace Industries, afirmou que a parceria combinou “capacidades de classe mundial comprovadas em campo” em integração de radar, sensores e sistemas de missão. Ele citou o uso de “tecnologia avançada de radar AESA e capacidades inovadoras de detecção e classificação” como essenciais para a eficácia da aeronave.
A KAI também desempenhará um papel central no programa. Jin Kyu Lim, chefe da Divisão Aeroespacial da empresa, afirmou que a colaboração “fortalecerá as capacidades [da Korean Air] em modificação, integração e manutenção das mais recentes aeronaves de missão especial” e contribuirá para a construção de um setor aeroespacial doméstico mais forte. Pelo acordo, a indústria sul-coreana assumirá a liderança na operação e manutenção da aeronave após a entrega e poderá dar suporte às futuras necessidades de fabricação relacionadas ao programa.
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