GFTC testa Gripen E com cargas externas sob condições extremas em Anápolis. O Centro de Ensaios em Voo do Gripen no Brasil (GFTC) recentemente concluiu mais uma campanha de testes com o caça Saab Gripen E na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.
Os testes, realizados ao longo de cinco dias do mês de fevereiro, tinham como objetivo garantir que o caça pudesse realizar missões transportando cargas externas sob condições de altas temperaturas (cerca de 32ºC) em uma região elevada, com aproximadamente 1.100 metros acima do nível do mar.
Para isso, o Gripen E, matrícula FAB 4100, utilizado como plataforma de testes pelo GFTC, foi equipado com dois tanques de combustível sob as asas, com capacidade de 1.100 litros cada, além de dois mísseis ar-ar guiados por infravermelho de curto alcance Diehl IRIS-T e dois mísseis de longo alcance MBDA Meteor.
“No total, realizamos 14 missões de 35 minutos cada, 62 pousos e oito reabastecimentos em terra com o motor ligado para ganhar eficiência. Nosso objetivo era criar um cenário em que a aeronave estivesse muito carregada, em um ambiente quente e alto, aproximando-se para o pouso com uma curva aberta e alinhando-se à pista curta pouco antes do pouso”, explicou Jonas Petzén, chefe de testes de voo da Saab.
Os primeiros voos foram feitos sem nenhuma carga externa e, a partir daí, o peso do caça foi aumentado gradativamente, com a colocação de mísseis ar-ar e abastecendo gradualmente os tanques externos.
“Já fizemos testes em ambientes quentes, secos e úmidos antes, em Anápolis e Belém, mas com foco em testes ambientais, ou seja, se o Gripen poderia suportar calor e umidade extremos. Agora, verificamos a qualidade do voo e a capacidade de manobra do ponto de vista do piloto”, acrescentou Petzén.
Os testes são mais uma prova prática de que o caça Gripen está preparado para operar em qualquer ambiente e clima, seja na Suécia, no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo.
“Provocamos o sistema de controle de voo do Gripen, fazendo correções bruscas na fase final antes do touchdown, confirmando as respostas esperadas da aeronave e atendendo aos requisitos nesse sentido. Dessa forma, testamos o desempenho do sistema de controle de voo, do motor e do sistema de freios com grande peso de pouso nesse ambiente”, explicou André Brännström, piloto de testes da Saab.
A campanha envolveu aproximadamente 22 pessoas, sendo sete profissionais da Saab e 15 da Embraer, incluindo técnicos, engenheiros de instrumentos de voo, engenheiros de voo, pilotos de teste de voo e gerentes de campanha.
Fonte: Saab
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