Gerald R. Ford Carrier Strike Group parte para sua primeira implantação. A Marinha dos Estados Unidos (US Navy), informou que o Gerald R. Ford Carrier Strike Group (GRFCSG), liderado pelo porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN 78), partiu da Estação Naval de Norfolk, na Virgínia, para sua primeira implantação conjunta com a OTAN. O Grupo deixou os Estados Unidos em 04 de outubro, para realizar exercícios e treinamentos em todo o Oceano Atlântico.
Enquanto estiver implantado, o GRFCSG irá operar com meios aéreos, marítimos e terrestres de vários aliados da OTAN e nações parceiras para fortalecer os esforços de dissuasão e defesa e melhorar a eficácia e a interoperabilidade. Juntos, o GRFCSG e os aliados e parceiros participarão de treinamentos de ataque marítimo de longo alcance, defesa aérea, guerra anti-subsuperfície e operações marítimas distribuídas.
As unidades que participam do GRFCSG são:
Os Esquadrões Aéreos que participam do desdobramento do GRFCSG são:
• Esquadrões de caça de ataque VFA 213, VFA 31, VFA 37 e VFA 87.
• Esquadrão de guerra eletrônica tática VAQ 142.
• Esquadrão de alerta antecipado aéreo de transportador VAW 124.
• Esquadrão de apoio logístico de frota VRC 40.
• Esquadrão de ataque marítimo de helicópteros HSM 70.
• Esquadrão de combate marítimo de helicópteros HSC 9.
Serão nove nações participantes dos exercícios: EUA, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Espanha e Suécia. As manobras envolverão aproximadamente nove mil militares, 20 navios de guerra e aproximadamente 60 aeronaves.
Fonte: US Navy
@FFO