Geórgia ANG recebe seu 1º Lockheed Martin C-130J-30. Uma nova era começou para a Georgia Air National Guard’s 165th Airlift Wing, quando a primeira das oito aeronaves Lockeheed Martin C-130J-30 Super Hércules pousou em Savannah em 22 de janeiro.
“Hoje marca um momento histórico para a 165ª Ala de Transporte Aéreo”, declarou o Coronel Sheldon B. Wilson, Comandante da Ala, enquanto a colossal aeronave, cauda número 5975, taxiava até seu hangar. “Este Super Hércules — o mais avançado do seu tipo — incorpora o compromisso inabalável dos nossos aviadores com a excelência e a inovação.”
O tema “Geórgia construída, Geórgia voada” ressoou durante toda a cerimônia, enfatizando as raízes locais da aeronave. “Estamos honrados em entregar esta aeronave, construída por nossos mais de 6.000 funcionários da Geórgia, diretamente para a 165th AW”, expressou Rod McLean, vice-presidente e gerente geral da linha de negócios de mobilidade aérea e missões marítimas da Lockheed Martin. “O C-130J-30 capacita suas tripulações para levar esperança e ajuda ao redor do mundo nos próximos anos”.
Mas este Super Hércules não é apenas uma questão de orgulho da Geórgia; é uma maravilha tecnológica. A configuração Block 8.1, inédita nos modelos iniciais de produção, possui um sistema de gerenciamento de voo de última geração, ferramentas aprimoradas de navegação e comunicação e um sistema de identificação de amigo ou inimigo renovado. Isto traduz-se numa maior interoperabilidade, permitindo uma integração perfeita com outras unidades da Guarda Aérea Nacional e forças da coligação.
“Esta nova aeronave aumenta significativamente as capacidades da Guarda Aérea Nacional da Geórgia”, observou o deputado americano Barry Loudermilk (GA-11). “A 165th AW agora possui o C-130 mais avançado já construído, solidificando seu papel crucial na defesa de nossa nação.”
“A adição do C-130J-30 Super Hércules garante que nossos aviadores continuem a manter seu compromisso inabalável de servir nossa nação”, disse o major-general Tom Carden, ajudante-geral do Departamento de Defesa da Geórgia. “Esta aeronave é uma prova da dedicação e reforça a nossa capacidade de responder a qualquer chamada, em qualquer lugar, a qualquer hora”.
O primeiro C-130J-30 Georgia ANG é o USAF 20-5965 entrege ao 158th Airlift Squadron — Guard Dawgs, subordinado a165th Airlift Wing, que tem sede no Aeroporto Internacional de Savannah. O 158th AS/165th AW, o primeiro operador de C-130 no estado da Geórgia. Recebeu seu primeiro Hércules em 1975 e operou diversas versões ao longo dos anos, sendo a mais recente a variante C-130H, ao qual o C-130J está substituindo.
@CAS