A Genesys Aerosystems recebeu da FAA (Federal Aviation Administration), a aprovação do certificado de tipo suplementar (STC – Supplemental Type Certificate), para o projeto de modernização do painel nos helicópteros Sikorsky UH-60A e EH-60A Black Hawk. Os operadores poderão optar por um conjunto de aviônicos totalmente integrados ou opções modulares em blocos, para adequar às necessidades orçamentárias, ao mesmo tempo, abrir caminho para atualizações futuras.
O principal benefício da modernização é a substituição de antigos instrumentos eletromecânicos, menos confiáveis e de manutenção onerosa, por modernos monitores Genesys NVG compatíveis com MIL-STD IDU-680, que incluem um sistema de referência digital de atitude e direção.
O pacote completo da Genesys pode substituir todos os instrumentos do Black Hawk, incluindo instrumentos de parâmetros dos motores. O novo painel padrão, possui quatro monitores, piloto automático digital de três eixos e nova suíte de rádios. Esses monitores oferecem visão sintética, HTAWS, vetor flutuante georreferenciado, interface de missão especial e integração de sistemas de arquitetura aberta da Genesys. Também estão incluídas a dupla navegação GPS SBAS, que suporta os mais modernos procedimentos. De acordo com a Genesys, esta tecnologia otimizará significativamente os padrões durante as missões de busca e salvamento, realizadas pela Guarda Costeira Americana. Os novos instrumentos de motor, incluem indicações com quatro redundâncias, apresentadas no painel de alertas para os tripulantes.
Os rádios digitais VHF Genesys, apresentam faixa de frequência de 118 a 156 MHz, canalização de 25 ou 8,33 kHz e potência de transmissão de 16 ou 25 watts. Outra opção para o GDR é UHF 225 a 400 MHz integrado.
@FFO