General iraniano é morto em ataque aéreo de Israel na Síria. O General Saeed Abyar, conselheiro do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC), foi morto na terça-feira (04/06) em um ataque aéreo das Forças de Defesa de Israel na cidade de Aleppo, Síria. Esta ação aumentou as tensões na região, com o Comandante do IRGC, Hossein Salami, jurando vingança.
De acordo com o The New York Times, Abyar fazia parte da Força Expedicionária Quds do IRGC, e estava estacionado na Síria desde 2012. Outros 16 membros de grupos pró-Irã foram mortos no ataque.
Em comentários feitos no dia seguinte ao enterro de Abyar, em Teerã, Hossein Salami disse aos meios de comunicação iranianos que “Israel pagaria pelo derramamento de sangue… e que deve esperar por uma resposta ao assassinato do conselheiro militar na Síria”.
No início de abril, um ataque aéreo de Israel ao complexo diplomático iraniano em Damasco, capital da Síria, resultou na morte de sete militares iranianos, o que intensificou o clima de hostilidade e levou a uma retaliação por parte do Irã.
As ações militares na região aumentaram depois que mais de 1.200 israelenses e estrangeiros foram massacrados por terroristas do Hamas, apoiados pelo Irã, na fronteira com a Faixa de Gaza em 07 de outubro do ano passado.
Desde então, as forças lideradas pelo Hezbollah no Líbano têm atacado quase diariamente comunidades e postos militares israelenses ao longo da fronteira no norte do país, em retaliação às ações das Forças de Defesa de Israel em Gaza.
@FFO