General da USAF confirmou encontro entre o F-35 e o J-20 chinês. O General da USAF, Kenneth Wilsbach, Comandante da PACAF (United States Pacific Air Forces), confirmou o encontro entre caças furtivos F-35A da USAF e J-20 da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF). Falando em um seminário do The Mitchell Institute for Aerospace Studies, o Oficial da USAF disse que o fato ocorreu pelo menos uma vez, em uma região não divulgada sobre o Mar da China Oriental.
Observando que os chineses aparentemente estão realizando missões de superioridade aérea com os caças furtivos de quinta geração Chengdu J-20, o Oficial da USAF ainda salientou que uma aeronave de alerta antecipado KJ-500 AEW&C, estava poiando a missão do caça.
“Recentemente tivemos um encontro – eu não chamaria de engajamento – dos nossos F-35 chegando relativamente perto dos J-20 no Mar da China Oriental. Estamos bem impressionados com o comando e controle associados ao J-20. Ainda é muito cedo para dizer exatamente o que eles pretendem fazer com o J-20, se será algo parecido de um F-35, que pode fazer muitos tipos de missões, ou com um F-22, que é principalmente um caça de superioridade aérea com capacidade de ataque ar-terra”, disse o General Wilsbach.
“O KJ-500 desempenha um papel significativo para as suas capacidades de combates de longo alcance. Alguns de seus mísseis ar-ar de longo alcance são apoiados pelo KJ-500. Ter a capacidade de interromper essa cadeia de combate é algo que me interessa muito.” , salientou o General Wilsbach.
O míssil usado pelo J-20 de maior alcance conhecido é o PL-15, equipado com radar ativo de orientação AESA, e alcance de engajamento estimado entre 200 e 300 km. Operando em conjunto com os KJ-500, o poder de fogo chinês alcança maior confiabilidade e consciência situacional. As observações do Gen Wilsbach sugerem que o KJ-500 pode identificar e atribuir alvos para os caças chineses, que podem então lançar o PL-15 de grande distância.
Recentemente noticiamos a ativação da primeira Brigada da PLAAF tirando alerta de defesa aérea com os caças furtivos J-20, que alcançaram a capacidade operacional em meados do ano passado.
@FFO