General da USAF confirma aeronaves T-6A Texan II para o Vietnã. Os Estados Unidos estão trabalhando para o fornecimento de aeronaves de treinamento Beechcraft T-6A Texan II para a Força Aérea do Povo do Vietnã (VPAF). A informação foi divulgada pelo General Kenneth Wilsbach, Comandante da Pacific Air Forces dos EUA (PACAF), durante uma teleconferência organizada pelo Centro de Mídia do Departamento de Estado Ásia-Pacífico dos EUA, em 4 de junho.
Respondendo a uma pergunta sobre a cooperação entre os dois países em um futuro próximo, o General Wilsbach disse que o negócio envolvendo as aeronaves T-6, estariam em primeiro plano.
“Provavelmente o mais importante negócio é a entrega da aeronave de treinamento T-6, que o Vietnã está comprando para melhorar o programa de treinamento dos seus pilotos. Estamos empenhados em ajudar que essa aeronave seja entregue e entre em operação para melhorar o treinamento de pilotos da força aérea vietnamita”, disse o General Wilsbachele.
Três aeronaves Beechcraft T-6A Texan II estariam sendo adquiridas pela Força Aérea do Povo do Vietnã, sob um acordo embasado no programa estratégico de cooperação e assistência em segurança regional que os EUA mantém com o país asiático. Além dos aviões, estariam envolvidos o programa completo para treinamento de pilotos vietnamitas, suporte logístico (CLS), peças sobressalentes, equipamentos de apoio em solo (GSE), suporte técnico, um simulador e um laboratório de treinamento virtual com doze estações de estudos
Em maio de 2019, o Tenente Sênior Dang Duc Toai da VPAF, concluiu o Programa de Liderança de Aviação da USAF, realizado na Base Aérea de Columbus, Mississippi, tendo voado mais de 167 horas no Texan II.
O monomotor turboélice Beechcraft T-6 Texan II, é um treinador básico e intermediário usada pela USAF, U.S. Navy, U.S. Marine Corps, além das forças aéreas do Canada, Grécia, Israel, Iraque, Reino Unido, entre outros.
@FFO