General Atomics testa UAS Mojave em pistas não preparadas. A General Atomics (GA-ASI) recentemente concluiu com sucesso os primeiros testes de pousos e decolagens em pista não preparadas com o Mojave, uma aeronave não tripulada (UAS) desenvolvida para operações de Pouso e Decolagem Curtos (STOL). Os testes foram realizados em uma pista de terra perto de El Mirage, na Califórnia.
Os testes ocorreram com sucesso e demonstram a capacidade de independência de locais com estrutura e pistas pavimentadas, fornecendo maior versatilidade operacional das aeronaves não tripuladas da GA-ASI.
“Ser capaz de executar missões em locais austeros com independência de pista abre o envelope operacional para vários outros locais e ambientes. O [UAS] Mojave pode fazer isso mantendo vantagens significativas em resistência e persistência em relação às aeronaves tripuladas e VTOL (decolagem e pouso vertical)”, disse David R. Alexander, presidente da GA-ASI.
Para as decolagens fora utilizados 178 metros, enquanto os pousos necessitaram de apenas 102 metros, demonstrando a capacidade STOL do UAS Mojave. Os testes foram focados principalmente em coletar dados do pavimento do terreno, e por isso não as operações não atingiram as distâncias mais curtas possíveis.
Desenvolvido com a filosofia da família MQ-1C Grey Eagle e MQ-9 Reaper, o Mojave é um UAS expedicionário versátil. Aderindo aos princípios do Modular Open System Approach (MOSA), o UAS Mojave aproveita os aviônicos modernizados, links de dados, integração de sensores e estação de controle de solo para laptop do programa Grey Eagle 25M da GA-ASI. Esses recursos – juntamente com as asas ampliadas do Mojave com dispositivos de alta sustentação, motor de 450 HP comprovado em combate e os trens de pouso robustos – o tornam ideal para superfícies semi-preparadas e curtas.
O Mojave oferece opções para operações de base avançada sem a necessidade de pistas ou infraestrutura típicas de aeroportos, para que possa ser rapidamente implantado e recuperado em locais discretos e não tradicionais. Para estender o alcance operacional, o Mojave pode ser transportado a bordo de um C-130 Hércules, sendo rapidamente montado e empregado. Essas inovações tornam o Mojave perfeito para realizar missões de reconhecimento, vigilância e aquisição de alvos (RSTA), ataque e suporte logístico contestado.
Com maior área de asa, significa que o Mojave pode transportar até 16 mísseis Hellfire ou equivalentes e munições variadas ou pods de reabastecimento logístico. O Mojave pode fornecer maior flexibilidade operacional enquanto ainda está equipado com um conjunto multissensor que inclui eletro-óptico/infravermelho (EO/IR), radar de abertura sintética/indicador de alvo móvel no solo (SAR/GMTI), inteligência eletrônica (ELINT) e Signals Intelligence (SIGINT) para apoiar missões terrestres ou marítimas em Joint All-Domain Operations (JADO).
Fonte: GA-ASI
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