General Atomics testa o motor PW PT6 E no MQ-9B SkyGuardian. A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) testou em julho um motor turboélice modelo PT6 E-Series da Pratt & Whitney Canada na aeronave remotamente pilotada (ARP) MQ-9B SkyGuardian. Vários testes com o motor, inclusive em regime de potência total, foram realizados nas instalações da GA-ASI em Desert Horizon em El Mirage, Califórnia.
“Desfrutamos de um relacionamento de longo prazo com a Pratt & Whitney”, disse o presidente da GA-ASI, David R. Alexander. “Integrar o motor PT6 E-Series em nossa aeronave MQ-9B SkyGuardian oferece uma opção alternativa para futuros clientes que inclui um aumento de 33% na potência, hélice eletrônica de canal duplo e sistema de controle do motor, bem como todos os benefícios do PT6 família de motores”.
O PT6 E-Series é uma família de motores turboélice confiável e versátil que fornecerá as características de desempenho exigidas à medida que a GA-ASI continua seu desenvolvimento dos recursos do MQ-9B. “Nossa série PT6 E é o motor ideal para esta missão e estamos ansiosos para trabalhar com a General Atomics, neste importante programa”, disse Jill Albertelli, presidente da Pratt & Whitney Military Engines.
O MQ-9B representa a próxima geração do sistema ARP, tendo demonstrado resistência no ar de mais de 40 horas em certas configurações, com decolagens e aterrissagens automáticas sob controle somente do sistema SATCOM, bem como um sistema Detect and Avoid (Detectar e evitar) desenvolvido pela GA-ASI.
Seu desenvolvimento é o resultado de um esforço financiado pela empresa para entregar um RPA que possa atender aos rigorosos requisitos de certificação de aeronavegabilidade de várias autoridades civis e militares. A GA-ASI desfrutou de uma colaboração de longo prazo com a Pratt & Whitney por mais de uma década com seu motor turbofan para o ARP MQ-20 Avenger da GA-ASI. No futuro, os clientes do MQ-9B poderão escolher entre os motores PW PT6 E ou o atual Honeywell TPE331
Fonte: GA-ASI
@CAS