A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) concluiu recentemente o desenvolvimento e os primeiros testes do primeiro Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS – Unmanned Aircraft System) com capacidade de Guerra Anti-Submarina (ASW – Anti-Submarine Warfare).
No dia 24 de novembro, um MQ-9A Bloco 5 da GA-ASI demonstrou com sucesso emprego de sonobóias tamanho ‘A’ em uma faixa de teste da Marinha dos EUA no Pacífico. Usando um link SATCOM, o GA-ASI processou remotamente dados batitérmicos e acústicos das sonobóias ‘A’ captando dados de Directional Frequency Analysis and Recording (DIFAR-AN/SSQ-53G), Directional Command Activated Sonobuoy System (DICASS-AN/SSQ-62F) and Bathythermograph (BT-AN/SSQ-36B), apresentadas por um alvo em tempo geral, gerando assim, sua posição e o seu destino a partir do Laguna Flight Operations Facility localizado no Yuma Proving Grounds.
O Bloco 5 MQ-9A implantou com sucesso uma boia BT, sete DIFAR e duas DICASS para iniciar a escuta e rastreamento contínuo de um MK-39 EMATT (Expendable Mobile ASW Training Target) durante um período de três horas. A trilha do alvo foi gerada usando os Sistemas de Processamento de Sonobóias UYS-505 da General Dynamics Mission Systems-Canadá.
GA-ASI está desenvolvendo esta capacidade inédita para seu novo UAS MQ-9B SeaGuardian em parceria com a Marinha dos Estados Unidos sob um Acordo Cooperativo de Pesquisa e Desenvolvimento com o Naval Air Systems Command, sediado em Patuxent River, Md.
“Esta demonstração é a primeira para ASW aerotransportados. A conclusão bem-sucedida desse teste abre caminho para o desenvolvimento futuro de mais recursos de guerra antissubmarino de nossos MQ-9. Esperamos continuar a colaboração com a Marinha dos Estados Unidos enquanto eles exploram opções inovadoras para operações marítimas contra submarinos.”
GA-ASI President David R. Alexander
GA-ASI demonstrou pela primeira vez uma capacidade de processamento remoto de sonobóias em 2017 de um MQ-9A. Desde então, o GA-ASI adicionou um Sistema de Gerenciamento e Controle de Sonobóias (SMCS – Sonobuoy Management & Control System) para monitorar e controlar sonobóias implantadas e, também, desenvolveu um sistema dispensador pneumático de sonobóias (SDS – Sonobuoy Dispenser System) capaz de transportar e implantar com segurança 10 sonobóias tamanho ‘A’ ou 20 tamanho ‘G’ por vagem. O MQ-9B SeaGuardian tem quatro estações nas asas, disponíveis para transportar até quatro pods SDS, permitindo-lhe transportar e dispensar até 40 sonobóias tamanho ‘A’ ou 80 ‘G’ tamanho, podendo assim executar missões ASW remotamente em qualquer lugar do mundo .
Em uma configuração ISR e ASW marítima padrão, a autonomia do SeaGuardian ultrapassa 18 horas, abrangendo um raio de missão de 1200 milhas náuticas com oito horas para o processo submarino. GA-ASI já recebeu pedidos para este recurso MQ-9B SeaGuardian ASW de dois clientes estrangeiros e prevê que a demanda será extremamente forte para o MQ-9B SeaGuardian ASW.
@CAS