General Atomics revela sistema adaptável para lançamento de drones em navios de guerra. A General Atomics recentemente revelou um novo Sistema de Lançamento Elétrico para Aeronaves Não Tripuladas que poderá ser instalado em uma variedade de embarcações militares. De acordo com a empresa, este sistema é parte de um esforço mais amplo para dar suporte ao lançamento de drones em locais restritos, tanto em terra quanto no mar.
Entre as embarcações que poderiam receber o novo sistema de lançamento adaptável, estão os contratorpedeiros da Classe Daring (Type 45) e os porta-aviões da Classe Queen Elizabeth da Marinha Real Britânica, bem como os navios Expeditionary Sea Base da Marinha dos EUA, os contratorpedeiros da Classe Izumo da Força de Autodefesa Marítima do Japão, bem como bases navais expedicionárias.
“Com a proliferação mundial de RPAS [Sistemas Aéreos Pilotados Remotamente], seja em terra ou no mar, fomos procurados para desenvolver um sistema de lançamento de drones para embarcações de menor porte da Marinha. O foco é a Europa e também a área do Indo-Pacífico”, disse Gary Hopper, vice-presidente de desenvolvimento estratégico da General Atomics em entrevista ao Naval News.
Uma imagem renderizada apresentada pela empresa mostrou um porta-aviões da classe Queen Elizabeth com a nova catapulta de lançamento de drones instalada ao lado da rampa do tipo “sky jump” usada pelos caças tripulados F-35B. A cena também inclui um drone Gambit 5 produzido pela General Atomics Aeronautical Sistems (GA-ASI).
A General Atomic foi responsável por desenvolver o moderno sistema de lançamento eletromagnético de aeronaves (EMALS – ElectroMagnetic Aircraft Launch System) atualmente usado nos mais recentes porta-aviões da classe Ford da Marinha dos EUA. O EMALS também irá equipar o futuro o Porta-Aviões de Nova Geração da Marinha Francesa (PANG – Porte-Avions de Nouvelle Generation).
No entanto, o Executivo da empresa enfatizou que o novo sistema de lançamento de drones apresentado na semana passada durante o simpósio anual da Surface Navy Association, é totalmente diferente do EMALS. “Ele não tem a mesma redundância e os mesmos requisitos necessários para as aeronaves tripuladas. É um sistema muito mais simples que pode ser instalado nos porta-aviões britânicos e outras embarcações menores”, disse Hopper.
A pedido da OTAN, a empresa também está trabalhando simultaneamente em outras aplicações para esse conceito. Um exemplo seria a instalação do sistema em bases terrestres para o lançamento de drones ligados ao programa CCA (Collaborative Combat Aircraft) da USAF.
Em 2023 a General Atomics realizou testes embarcados com seus drones Gray Eagle STOL no porta-aviões HMS Prince of Wales (R09), bem como no navio de assalto anfíbio da Marinha Sul-Coreana ROKS Dokdo (LPH-6111) em 2024. A empresa está desenvolvendo um sistema de recuperação das aeronaves “muito exclusivo”, especialmente pela falta de espaço nos navios de guerra de menor porte.
@FFO