General Atomics revela arma laser para equipar drones MQ-9B. A General Atomics Aeronautical systems Inc. (GA-ASI) revelou um sistema de armas a laser de alta energia para equipar seus drones de combate (UCAV) MQ-9B SkyGuardian com o objetivo de neutralizar ameaças aéreas, especialmente outros drones.
O módulo inclui um Sistema de Arma Laser de Alta Energia (HELWS) capaz de gerar até 300 quilowatts de potência, projetado especificamente para interceptar e destruir drones em voo. Instalado sob a asa do MQ-9B, o pod possui uma cabeça giratória que permite o direcionamento do feixe laser sem a necessidade da aeronave realizar curvas.
A energia do laser é fornecida por baterias especiais integradas, enquanto uma grande entrada de ar fornece o resfriamento necessário para a operação sustentada do sistema.
De acordo com a General Atomics, o sistema foi projetado para operar em todas as condições ambientais, fornecendo uma nova capacidade de defesa aérea para o combatente.
Com uma envergadura de 24 metros e capacidade de operar por até 40 horas ininterruptamente, o MQ-9B equipado com uma arma laser se tornará uma alternativa econômica para missões de interceptação de aeronaves similares, evitando a necessidade da utilização de mísseis mais caros.
A General Atomics afirma que recentes eventos na Ucrânia e no Mar Vermelho ressaltam a necessidade dessa tecnologia de menor custo. Em ambos os teatros operacionais, as forças armadas utilizaram interceptadores de alto valor para abater drones e mísseis de cruzeiro baratos.
@FFO