A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) concluiu a primeira aeronave MQ-9B SkyGuardian de série (designado BC03 pela fábrica), que realizou seu primeiro voo no dia 30 de março de 2020 no Flight Operations Facility da GA-ASI em El Mirage, Califórnia. O primeiro cliente do SkyGuardian é a Royal Air force (RAF), onde ele será designado Protector RG Mk.1.
“O Protector revolucionará o mercado de aeronaves remotamente pilotadas de longa duração, fornecendo uma verdadeira capacidade para operar em qualquer clima com certificação de tipo padrão da OTAN, o que irá permitir operações flexíveis dentro do espaço aéreo civil”, disse Linden Blue, CEO da GA-ASI.
Apesar de ter configuração “UK” (Reino Unido), o BC03 é uma aeronave da empresa, que está sendo utilizada para testes de solo e voo, visando coletar dados para a certificação militar. Ele será seguido pelo BC04, ora em fase de produção, também voltado para testes e ensaios.
O MQ-9B Protector é na prática um UCAV – Unmanned Combat Air Vehicle ou veículo aéreo de combate não tripulado. Comparado com o seu irmão o Reaper, o Protector apresenta alcance e permanência sobre o alvo estendidos, tecnologia avançada para transmissão de link de dados e imagens, maior carga bélica e decolagem e pouso automatizados. O Ministério da Defesa (MoD) do Reino Unido assinou um contrato de £100 milhões de libras para o desenvolvimento do Protector em dezembro de 2016. A nova aeronave será armada com as bombas Brimstone 2 e Paveway IV. Espera-se que ele entre em serviço com RAF em 2021. Foi desenvolvido para voar em qualquer clima em missões de Inteligência, Vigilância, Reconhecimento (ISR) e ataque. Além da RAF, o MQ-9B foi selecionado pelo Governo Australiano para uso junto a Força de Defesa Australiana (ADF) no âmbito do Projeto Air 7003. O Governo da Bélgica também liberou o Ministério da Defesa Belga para negociar a aquisição do MQ-9B.