General Atomics fornecerá sistema EMALS e AAG do novo porta-aviões USS Doris Miller. A Marinha dos Estados Unidos (USN) concedeu à General Atomics um contrato de US$ 1,204 bilhão para construir o Sistema Eletromagnético de Lançamento de Aeronaves (EMALS) e o Equipamento Avançado de Retenção (AAG) do futuro porta-aviões USS Doris Miller (CVN 81).
O contrato foi assinado em 07 de junho, e tem prazo de conclusão somente em 2032, pois inclui desde o projeto de engenharia e desenvolvimento dos sistemas EMALS/AAG, integração, mitigações de obsolescência, suporte técnico, instalação e certificação no CVN-81.
O Capitão Mike Kline, Gerente do Programa de Equipamentos de Lançamento e Recuperação de Aeronaves (PMA-251), disse que a concessão do contrato é uma evolução importante no futuro sistema da guerra naval dos Estados Unidos.
“O CVN 81 será o quarto porta-aviões da classe Ford na frota da USN, e ele se beneficiará na experiência do CVN 78 e nas lições aprendidas nos sistemas EMALS e AAG para a próxima geração”, disse ele.
Atualmente a certificação do EMALS e AAG no USS John F. Kennedy (CVN 79) está em andamento, enquanto a produção do USS Enterprise (CVN 80) está quase concluída. O trabalho de produção para EMALS e AAG no CVN 81 começará imediatamente e, como informado, o suporte ao sistema irá até 2032 (Fonte: NAVAIR).
Notas RFA:
(1) Conforme noticiamos em 20 de janeiro de 2020, a USN batizou oficialmente CVN 81 como USS Doris Miller em homenagem ao herói da Segunda Guerra Mundial, e sua atuação durante o ataque japonês às ilhas havaianas em 07 de dezembro de 1941. Durante a ação, o então Intendente de 3ª Classe Miller (cozinheiro) tomou a bateria antiaérea desguarnecida no USS West Virginia (BB-48) e disparou contra aeronaves inimigas até ficar sem munição. Após, ajudou vários colegas a saírem do navio. Por suas ações, ele recebeu a Cruz da Marinha em 1942 das mãos do Almirante Chester Nimitz. Miller, que ingressou na Marinha em 1939, morreu em 1943 a bordo do porta-aviões USS Liscome Bay (CVE-56), torpedeado por um submarino japonês.
(2) Atualmente em produção, previsão é que o USS Doris Miller (CVN 81) inicie os testes de certificação em 2029 e esteja operacional no ano seguinte. Ele substituirá o atual USS Carl Vinson (CVN 70).
@FFO