General Atomics demonstra conceito A2E e A2LE ao AFSOC. Durante uma série de demonstrações em dezembro de 2023, a General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) e o Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (Air Force Special Operations Command — AFSOC) trabalharam em colaboração para executar várias demonstrações de capacidade como parte do desenvolvimento do conceito Adaptive Airborne Enterprise (A2E).
A primeira demonstração contou com o controle simultâneo de três aeronaves pilotadas remotamente (RPA) MQ-9A por uma única tripulação usando o AFSOC RPA Control Suite (ARCS) de propriedade do governo. O ARCS adiciona mais capacidade à Estação de Controle Terrestre (GCS — Ground Control Station), permitindo que uma tripulação padrão controle múltiplas plataformas UAS.
A segunda demonstração mostrou que um MQ-9A pode lançar um mini UAS Altius 600 a partir de uma cápsula de lançamento. “Essas demonstrações eram o que precisávamos para realmente começar a tornar a A2E uma realidade. Esta foi a primeira vez que conseguimos demonstrar o controle de vários RPAs a partir de uma única estação de trabalho, o que é importante para reduzir a necessidade de mão de obra”, disse o coronel Trey Olman do AFSOC.
“Estabelecemos uma grande parceria com a AFSOC. Sabemos que nosso RPA será um alicerce fundamental para que a AFSOC alcance sua visão A2E”, disse David R. Alexander, presidente da GA-ASI.
AFSOC está adquirindo o MQ-9B da GA-ASI para prototipagem rápida e renunciará a um GCS tradicional para controlar o RPA. Em vez disso, o AFSOC cogita controlar as aeronaves MQ-9A e MQ-9B, bem como uma família de pequenos UAS, do ARCS. Este evento demonstrou a viabilidade do ARCS para controlar a plataforma MQ-9A, que estabelecerá as bases para trabalhos futuros de integração da aeronave MQ-9B no ARCS.
Este evento também demonstrou a viabilidade de operar a plataforma MQ-9 como substitutos para pequenos UAS, todos controlados pela ARCS. As demonstrações A2E ocorreram na Base Aérea de Cannon, NM e no Melrose Air Force Range (MAFR), NM, e utilizaram Lançamento e Recuperação (SLR) de Comunicações por Satélite (SATCOM). AFSOC lançou os três MQ-9A usando estações portáteis de controle de aeronaves (PACS) e estações de controle terrestre da GA-ASI.
Uma vez no ar, o controle dos três MQ-9A foi transferido dos três GCS para uma única estação de trabalho ARCS. O controle de todas as três aeronaves foi devolvido do ARCS para cada GCS e as três aeronaves realizaram pousos SATCOM por meio da capacidade automática de decolagem e pouso (ATLC) da GA-ASI. O conceito A2E prevê o AFSOC projetando poder aéreo além do horizonte, usando uma família de aeronaves grandes e não tripuladas, juntamente com UAS pequenos e descartáveis, desde ambientes permissivos até ambientes negados.
O MQ-9B é a plataforma ideal para inserir efeitos lançados pelo ar em ambientes potencialmente hostis. A combinação de alcance, resistência, redução da pegada de mão de obra e flexibilidade geral do MQ-9B será a chave para a futura família de sistemas UAS avançados da AFSOC.
Um pouco antes, a GA-ASI também demonstrou com sucesso um lançamento em voo de sua plataforma Advanced Air-Launched Effects (A2LE), liberando um A2LE do compartimento de armas interno de um sistema de aeronave não tripulada GA-ASI MQ-20 Avenger. A demonstração ocorreu em 28 de novembro de 2023, no Dugway Proving Ground, Utah, encerrando uma demonstração de fabricação, teste estrutural e voo.
A equipe de design e engenharia da GA-ASI fez parceria com a Divergent Technologies, Inc. para o projeto e construção do veículo A2LE, combinando a experiência em design de aeronaves da GA-ASI com o Divergent Adaptive Production System (DAPS™) para apoiar a fabricação rápida e de baixo custo da demonstração veículo.
“Esta demonstração foi um primeiro passo crucial para demonstrar a capacidade da GA-ASI de desenvolver, fabricar e testar rapidamente um Sistema de Pequenas Aeronaves Não Tripuladas (SUAS) em uma abordagem controlada e de baixo risco”, disse Mike Atwood, vice-presidente de Programas Avançados da GA-ASI.
Com mais de oito milhões de horas de voo, a GA-ASI fornece aeronaves de longa duração e com capacidade de missão, com sensores integrados e sistemas de link de dados necessários para fornecer consciência situacional persistente. A empresa também produz uma variedade de softwares de controle de sensores/análise de imagens, oferece treinamento de pilotos e serviços de suporte e desenvolve antenas de metamateriais.
@CAS