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General Atomics: contrato de US$ 7,4 bilhões para o Reaper com a USAF

19 de setembro de 2020

An MQ-9 Reaper sits on the flight line as the sun sets at Creech Air Force Base, Nev., Nov. 20, 2019. The Reaper provides dominant, persistent attack and reconnaissance 24/7/365. (U.S. Air Force photo by Airman 1st Class William Rio Rosado)

Um MQ-9 Reaper pousa na linha de voo enquanto o sol se põe na Creech AFB, Nevada, 20 de novembro de 2019. O Reaper fornece capacidade de ataque e reconhecimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano (Foto: USAF/by Airman 1st Class William Rio Rosado).

Num esforço para ampliar a disponibilidade da frota de MQ-9 Reaper e, assim atender o mais rápido possível a uma demanda operacional crescente por missões de reconhecimento e vigilância, o Escritório do Programa MQ-9 (MQ-9 Program Office) através do Air Force Life Cycle Management Center ou Centro de Gerenciamento de Ciclo de Vida da USAF concedeu um contrato tipo Agile Reaper Enterprise Solution (ARES) de US$ 7,4 bilhões para a General Atomics no dia 17 de setembro de 2020.

O MQ-9 é uma aeronave não tripulada (UAV) com capacidades de inteligência, vigilância, reconhecimento e ataque, e é hoje um dos sistemas de maior demanda na Força Aérea dos Estados Unidos.

Já o ARES, um contrato fixo de entrega indefinida/quantidade indefinida de cinco anos, desenvolvido pelo Escritório do Programa MQ-9, irá estabilizar os custos, permitindo a aquisição de até 36 aeronaves novas por ano, ao mesmo tempo que reduz o tempo para entrega da aeronave às unidades operacionais em aproximadamente 35%. O ARES é flexível e simplificou o processo tradicional de concessão de contratos.

O ARES tem uma curva preço-quantidade-quantidade pré-negociada de US$ 3,3 bilhões. Essa curva permite que a USAF e os parceiros de vendas militares estrangeiros encomendem unilateralmente de 4 a 36 aeronaves em um único ano.

Os parceiros de vendas militares estrangeiros terão permissão para adquirir a variante Dash 21, que é a versão exportável da OTAN do MQ-9A. O contrato contém Estações Móveis de Controle Terrestre, Terminal de Dados Terrestre, peças sobressalentes e equipamentos de suporte com preços pré-pagos. Este contrato pré-fixado permite que o MQ-9 Program Office passe pelo processo completo de liberação do contrato apenas uma vez.

“Antes do ARES, o cronograma padrão de concessão do contrato era de aproximadamente 380 dias”, disse Alicia Morales, gerente de produção de aeronaves do Escritório do Programa do Sistema Aéreo Não Tripulado de Média Altitude (MAUAS – Medium Altitude Unmanned Aerial System ), que foi fundamental para o desenvolvimento do ARES. “Agora, uma vez que temos um orçamento e ele está em nossa conta, podemos adquirir em apenas alguns dias e colocar a aeronave nas unidades em 26 meses” , completa.

Além de atender ao MQ-9 mais rápido, o ARES traz um nível de certeza e continuidade para o Programa MQ-9 na USAF e na OTAN.

@CAS

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