A aeronave remotamente pilota (ARP) ou Remotely Piloted Aircraft (ARP) GA-ASI Avenger ER recebeu em março o certificado experimental da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos.
O Certificado Experimental (CE) emitido pela FAA, permitindo que o Avenger “Extended Range” realizasse operações expandidas dentro no Sistema Nacional de Espaço Aéreo dos EUA, isto é, possa operar dentro de áreas controladas.
“Desde 2005, o GA-ASI tem trabalhado em estreita colaboração com a FAA para afirmar a certificação de aeronavegabilidade especial dos RPAs, promovendo sua integração no Sistema Nacional de Espaço Aéreo. Este EC também ajudará o GA-ASI a empregar a configuração mais recente do Avenger ER para testes de carga útil, bem como investir em tecnologias de controle UAS avançadas.”
Pete Latta – Diretor Sênior de Programas de Ação Rápida do GA-ASI.
Este é o segundo Avenger ER a receber um EC da FAA. O primeiro Avenger ER produzido, que pertence e é operado pela empresa, recebeu o CE em 2016. Com aviônicos baseados no Predator B/MQ-9 Reaper, o Avenger a jato foi projetado para realizar missões de alta velocidade e longa duração em terra ou mar. A aeronave, que tem uma fuselagem de 44 pés de comprimento, envergadura de 76 pés, é capaz de levar uma carga útil de mais de 4.000 libras, voando a mais de 400 KTAS e com autonomia de mais de 20 horas.
O Avenger ER pode suportar uma ampla gama de sensores, cargas, e armas. Ele foi projetado para transportar um radar multimodo GA-ASI Lynx, um sensor eletro-óptico/infravermelho (EO/IR), um IRST (Infrared Search and Track System) e uma bomba tipo JDAM (Joint Direct Attack Munition) de 2.000 libras.
A frota de aeronaves Avenger, que estão envolvidas em uma série de testes avançados e de projetos de pesquisa, ultrapassou a marca de 30.000 horas de voo em fevereiro de 2021.
Um projeto no qual o Avenger está engajado é o Skyborg Vanguard Program da USAF, que está visando ampliar as capacidades de emprego conjunto de sistemas autônomos com plataformas tripuladas.
@CAS