A RUAG International confirmou hoje, 16 de outubro, que está vendendo seu setor de MRO – Manutenção, Reparo e Operações de aeronaves executivas e helicópteros militares, bem como a produção do bimotor Dornier 228 situada em sua planta em Oberpfaffenhofen – região da Baviera/Alemanha para a americana General Atomics Europe GmbH. Os valores da transação não foram divulgados.
Ambas as empresas assinaram um acordo correspondente em 30 de setembro de 2020. O novo proprietário assumirá todos os 450 funcionários e todas as atividades comerciais relacionadas ao trabalho de MRO de aeronaves privadas e militares, bem como a fabricação e manutenção dos Do-228. A aquisição ainda está sujeita à aprovação das autoridades competentes, mas deve ser concluída ainda este ano.
Felix Ammann, Diretor Executivo da RUAG Aerospace Services GmbH, afirmou:
“Estamos satisfeitos por ter encontrado um parceiro industrial experiente como a General Atomics Europe, que possui os melhores pré-requisitos para continuar com sucesso as atividades comerciais no aeroporto de Oberpfaffenhofen. Liderar o local com seus 450 funcionários para um futuro seguro é a principal prioridade da RUAG International”.
Bavaria Harald Robl, diretor administrativo da General Atomics Europe, acrescenta:
“Estamos cientes dos desafios que uma aquisição dessa magnitude significa, especialmente no setor de aviação em meio à atual crise do coronavírus. No entanto, a General Atomics Europe é economicamente robusta. Além disso, desenvolvemos um conceito futuro que cria uma situação clássica em que todos ganham no novo local em Oberpfaffenhofen. Estamos convencidos do grande potencial desta empresa e de seus funcionários e queremos transformar Oberpfaffenhofen no núcleo da aviação europeia do Grupo General Atomics Europe. Ao mesmo tempo, gostaríamos de agradecer ao Governo do Estado da Baviera, em particular ao Secretário de Estado Roland Weigert do Ministério de Assuntos Econômicos da Baviera, que acompanhou e apoiou positivamente o processo.”
O acordo com a General Atomics Europe é outro passo importante para a RUAG International em seu caminho para o realinhamento. A venda de partes da empresa está a decorrer de acordo com o conceito de unbundling aprovado pelo Conselho Federal Suíço em 15 de março de 2019. As atividades comerciais afetadas pela venda foram todas reunidas na divisão MRO International, que serão vendidas no futuro.
As duas plantas especializadas em jatos executivos, situadas nos aeroportos de Genebra-Cointrin e Lugano-Agno, foram vendidos em julho de 2019 à francesa Dassault Aviation. Em Oberpfaffenhofen, a RUAG International continua a empregar 800 pessoas para a construção de estruturas de aeronaves (RUAG Aerostructures) – segmento da empresa que não foi afetado pela venda.
@CAS