• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

GEIV realizou voos de inspeção no Paraguai

23 de março de 2024
GEIV realizou voos de inspeção no Paraguai (Fotos: FAB).
GEIV realizou voos de inspeção no Paraguai (Fotos: FAB).

GEIV realizou voos de inspeção no Paraguai. Militares e uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB) estiveram no Paraguai entre os dias 10 e 20 de março, realizando inspeções dos auxílios e de procedimentos de navegação aérea dos principais aeroportos do País. A missão faz parte de um Acordo de Cooperação estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC).

O IU-50 FAB 3602 com a equipe do GEIV foi recebido em Assunção no dia 10 de março pelo Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB), Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda, e o Adido da Aeronáutica no Paraguai, Coronel Aviador Gleison Antonio Somensi.

Alguns voos realizados pelo GEIV 02 no Paraguai (Fonte: FR24).

As inspeções ocorreram nos aeroportos internacionais Silvio Pettirossi, em Assunção; Minga Guazú/Guarani, na Cidade do Leste; Ayub González, em Encarnação; e Luiz Argaña, em Mariscal Estigarribia. Foram contabilizadas 40 horas de voo de inspeção em auxílios, como Sistema de Pouso por Instrumento (ILS), Radiofarol Omnidirecional (VOR), Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (PAPI), Sistema de Luzes de Aproximação (ALS) e procedimentos de navegação aérea.

O Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Aviador Antonio Carlos Marins Pedroso Filho, destacou a importância da operação em apoio ao Paraguai. “Foi desempenhado um papel fundamental na calibração e certificação de equipamentos e procedimentos de navegação aérea, com o objetivo de garantir a segurança do transporte aéreo. Além disso, reforça o protagonismo do DECEA no contexto da aviação na América do Sul”, afirmou.

A Capitão Aviadora Caroline Pedretti Gonzaga fez um balanço da missão. “É extremamente gratificante poder oferecer esse tipo de serviço e cooperação aos países vizinhos, contribuindo principalmente para a segurança da navegação aérea”, destacou a Piloto-Inspetora do GEIV.

GEIV

A unidade é responsável por aferir, medir e analisar a qualidade dos sinais dos equipamentos de auxílio à navegação aérea e homologar procedimentos de tráfego aéreo. A atividade realizada pelo Grupo é essencial para a qualidade e segurança da navegação aérea e atende padrões estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login