• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

GEIV realizou inspeção de auxílios à navegação do Paraguai

19 de abril de 2025

GEIV realizou inspeção de auxílios à navegação do Paraguai. O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizou a inspeção aos auxílios de navegação aérea e procedimentos por instrumentos dos principais aeroportos do Paraguai. A missão faz parte de um Acordo de Cooperação mútua entre Brasil e Paraguai, estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC).

Realizada entre 31 de março e 10 de abril de 2025, a inspeção foi dividida em duas etapas e realizada por duas tripulações, compostas por pilotos-inspetores (PI), pilotos operacionais de inspeção em voo (1P), operadores de sistema de inspeção em voo (OSIV), operadores de sistema de posicionamento de aeronave (OSPA) e mecânicos de voo (MEC).

Na semana de 31 de março a 04 de abril, os militares fiscalizaram os procedimentos e equipamentos de navegação aérea dos aeroportos Silvio Pettirossi, em Assunção; Dr. Luis Maria Argaña, em Mariscal Estigarribia; e Tenente-Coronel Carmelo Peralta, em Concepção. Já no período de 07 a 10/04, foi a vez dos aeroportos Tenente Ramon Amin Ayub Gonzalez, em Encarnação; Dr. Augusto Roberto Fuster, na cidade de Pedro Juan Caballero; e Guarani, na Ciudad del Leste, serem inspecionados pelo GEIV.

No total, foram realizadas 22 horas de voo de inspeção em auxílios, como Sistema de Pouso por Instrumento (ILS), Radiofarol Omnidirecional (VOR), Radiofarol Não Direcional (NDB), Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (PAPI e procedimentos de navegação aérea de aproximação e decolagem.

“A inspeção em voo dos auxílios paraguaios reforça os laços de cooperação e amizade com o Brasil e a ajuda mútua entre os países sul-americanos. No segundo semestre estão previstas outras aferições com o objetivo de garantir a segurança do transporte aéreo”, explicou o Comandante do GEIV, Major Aviador Rodrigo Pereira Drumond.

O Capitão Aviador Vinicius Andre Lima Neri fez um balanço da missão. “As tripulações do GEIV são especializadas e comprometidas com o cumprimento da missão. Apesar das condições meteorológicas serem bastante dinâmicas nessa época do ano, foi possível finalizar a inspeção com êxito. É uma honra e enorme satisfação contribuir diretamente para a confiabilidade desses auxílios”, declarou o Oficial.

Fonte: FAB/DECEA

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login