• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

GEIV realiza inspeção dos auxílios à navegação aérea em Parintins

25 de junho de 2024
GEIV realiza inspeção dos auxílios à navegação aérea em Parintins (Fotos: FAB).
GEIV realiza inspeção dos auxílios à navegação aérea em Parintins (Fotos: FAB).

GEIV realiza inspeção dos auxílios à navegação aérea em Parintins. Em 19 de junho, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou a inspeção dos auxílios à navegação aérea do Aeródromo de Parintins (AM). O objetivo é garantir a operacionalidade e a segurança do espaço aéreo durante o tradicional Festival Folclórico que acontecerá de 28 a 30 de junho.

O Coordenador da Operação Parintins, Tenente-Coronel Aviador Luiz Mario de Arruda Victorio Junior, esclareceu a finalidade da inspeção. “Os voos foram realizados a fim de homologar o Sistema Indicador de Trajetória de Aproximação Visual Simplificado (AVASIS), visando prover uma referência de rampa ideal para aproximações visuais para a pista na qual é instalado, proporcionando mais segurança aos aeronavegantes”, explicou o Oficial.

Além das verificações em voo, foram checadas as comunicações em pontos extremos do aeródromo, nos pátios de estacionamento e pista de táxi. Foram também realizados testes das frequências de comunicação aeronáutica da Torre de Controle (TWR) e do Controle de Aproximação (APP) de Parintins.

“A inspeção em voo é um procedimento crítico na aviação, realizado para verificar e garantir que os auxílios, equipamentos e procedimentos à navegação aérea estejam operando de maneira segura, em conformidade com os mais altos padrões. É uma grata satisfação poder participar no apoio da realização desse evento tão tradicional da nossa cultura nacional”, afirmou o Comandante da Aeronave do GEIV, Capitão Aviador Arthur de Marquet Freitas.

Grupo Especial de Inspeção em Voo

Subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da FAB, o GEIV é responsável por aferir, medir e analisar a qualidade dos sinais dos equipamentos de auxílio à navegação aérea e homologar procedimentos de tráfego aéreo. O trabalho realizado pela Unidade é essencial para a qualidade e segurança das operações aéreas e atende aos padrões estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

A Unidade utilizou uma das suas aeronaves laboratório IU-93, versão modificada do jato executivo Hawker 800, equipada com modernos equipamentos e sistemas de aferição e in inspeção de auxílios e de procedimentos de navegação aérea.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login