GEIV realiza inspeção aos auxílios à navegação aérea do Paraguai. Entre os dias 18 e 30 de setembro, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou a inspeção e homologação de auxílios e de procedimentos à navegação aérea por instrumentos de diversos aeroportos internacionais paraguaios.
Para realizar a missão no país vizinho, foi utilizado o avião-laboratório IU-50, matrícula FAB 3602, composto de duas tripulações completas com 14 militares, sendo quatro pilotos-inspetores e dez técnicos-especialistas (mecânicos e Operadores do Sistema de Inspeção em voo – OSIV).
Na chegada em Assunção, capital paraguaia, os tripulantes brasileiros foram recebidos pelo Adido da Aeronáutica no Paraguai, Coronel Aviador Claúdio Antônio Rocha, e pelo Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) no Paraguai, Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda.
A missão faz parte de um Acordo de Cooperação entre o Brasil e o Paraguai, estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), através do Ajuste Complementar ao Decreto nº 4.240/2002. Esta foi a segunda visita do GEIV no Paraguai.
No total, foram realizadas 39 horas de voo e a validação de 23 auxílios à navegação aérea e da homologação de dois novos procedimentos, nos seguintes aeroportos paraguaios:
Aeroporto Internacional de Assunção (ASU/SGAS);
Aeroporto Internacional de Ciudad Del Este (AGT,/SGES);
Aeroporto Internacional de Encarnación (ENO/SGEN);
Aeroporto Internacional de Mariscal Estigarribia (ESG/SGME);
Aeroporto Internacional de Pedro Juan Caballero (PJC/SGPJ);
Aeroporto Internacional de Concepción (CIO/SGCO);
Aeroporto Internacional de Itaipu (SGIB).
A equipe do GEIV contou com o suporte de profissionais da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB), dentro do Controle de Aproximação Assunção (APP-ASU) e na Torre de Controle de Assunção (TWR-ASU). Essa integração facilitou as coordenações entre os órgãos de controle de tráfego aéreo e a emissão antecipada de avisos aos aeronavegantes (NOTAM).
A atuação de representantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) na referida missão materializa a cooperação existente entre o Brasil e as demais nações da América do Sul, ratificando o papel de liderança do DECEA no cenário da Aviação Mundial.
Nota RFA: Conforme noticiamos no mês de abril, uma aeronave-laboratório e uma equipe do GEIV estiveram no país vizinho realizando surtidas de inspeção dos auxílios à navegação aérea.
Fonte: FAB
@FFO