GEIV novamente realizou missão no Paraguai. Entre os dias 18 e 22 de setembro, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou a inspeção e a verificação de auxílios à navegação aérea e e procedimentos de voos por instrumentos de três aeroportos paraguaios.
De acordo com a DINAC, nesta missão o GEIV realizou inspeções nos seguintes aeroportos do país: Aeroporto Internacional de Ciudad Del Este (AGT,/SGES); Aeroporto Internacional de Encarnación (ENO/SGEN) e Aeroporto Internacional de Pedro Juan Caballero (PJC/SGPJ).
A missão foi realizada por um dos quatro aviões-laboratório IU-50 (Embraer Legacy 500) do GEIV, matrícula FAB 3604, tripulado por militares especialistas do Esquadrão. Normalmente a equipe técnica do GEIV é composta por pilotos-inspetores, Operadores do Sistema de Inspeção em Voo (OSIV) e mecânicos.
Os voos foram divididos em duas fases: os Voos de Inspeção, que consistem na calibração e certificação de auxílios à navegação aérea; e os Voos de Verificação, que consistem na homologação de novos procedimentos de voo por instrumentos e na revisão periódica dos procedimentos já publicados.
No ano passado o GEIV esteve em missão no país vizinho (saiba mais). Essas missões fazem parte de um acordo de cooperação bilateral mantido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Brasil (DECEA) e a Dirección Nacional de Aeronáutica Civil de Paraguay (DINAC).
@FFO