GE entregou motores T901 ITEP para o Bell 360 Invictus e Sikorsky Raider X. O Exército dos Estados Unidos (US Army) e a General Electric Aerospace (GE) entregaram na semana passada para a Bell e Sikorsky os motores T901 ITEP (Improved Engine Turbine Program) para os seus protótipos do programa FARA (Future Attack Reconnaissance Aircraft). Agora as equipes trabalham na instalação do motor no Bell 360 Invictus e Sikorsky Raider X, visando os primeiros testes em voo.
O programa FARA do US Army visa desenvolver um helicóptero de alta velocidade armado para substituir os desativados OH-58D Kiowa Warrior. O novo motor GE T901 de 3.000 SHP foi desenvolvido pela GE através do Programa ITEP, que visa atender às demandas do FARA, bem como substituir os atuais motores T700 na frota de Sikorsky UH-60 M/V Black Hawk e Boeing AH-64E Apache.
O GE T901 ITEP promete maior eficiência no consumo de combustível e até 50% a mais potência. Além disso, introduzirá um sistema de gerenciamento de integridade que aumenta os tempos entre a manutenção preventiva, através de sensores de monitoração e modelos algoritmos de integridade dos componentes. No ambiente digital, essas tecnologias fornecem análise de dados e cálculos avançados de vida útil dos componentes permitindo o uso mais prolongado e, consequentemente, reduzindo a demanda por peças de reposição e a carga de trabalho dos técnicos de sistema.
“Estou muito orgulhoso do trabalho em equipe e da parceria entre o Exército e a GE Aerospace para fornecer motores ao programa FARA. Foram vários anos de desenvolvimento para chegarmos aqui, por isso é emocionante ver o T901 ganhar vida e apoiar a modernização da aviação do Exército”, disse a Tenente Coronel Kelley Nalley, Gerente do Projeto ITEP, em um comunicado à imprensa.
Concorrem pelo bilionário contrato FARA do Exército, o Bell 360 Invictus e o Sikorsky Raider X, ambos equipados com o mesmo motor GE T901 ITEP. A GE entregou os motores em 20 de outubro nas instalações da Bell, em Fort Worth, no Texas, e da Sikorsky, em West Palm Beach, na Flórida. A próxima etapa agora é a instalação nos protótipos e os testes Preliminares de Voo (PFR) em nível de sistema visando os primeiros voos, esperados para o final de 2024.
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