GE Aviation fornecerá motores para o caça indiano LCA Tejas Mk-1A. A americana General Eletric Aviation e a indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) assinaram contrato no valor de US$ 716 milhões, envolvendo a comercialização de motores GE F404-GE-IN20, para equipar 83 caças indianos LCA Tejas Mk-1A. O documento foi firmado na sede da HAL, em Bangalore, e prevê a produção de 99 motores e seus serviços associados.
“Estamos orgulhosos da nossa parceria de 16 anos com a HAL, e felizes em estender nosso relacionamento com este novo pedido. A família de motores F404 provou seu valor em operações em todo o mundo, e temos o compromisso de fornecer todos os 99 motores e serviços de suporte até 2029”, disse Chris Cyr, VP de Vendas Militares e Desenvolvimento de Negócios da GE Aviation.
Este é o maior acordo de defesa entre os EUA e a Índia desde fevereiro de 2020, quando o país asiático fez um pedido para a adquisição de helicópteros Sikorsky MH-60R Romeo e helicópteros de ataque AH-64 Apache, durante uma visita do então presidente Donald Trump.
“Este é o maior contrato de compra estrangeira feito até agora pela HAL para o Light Combat Aircraft (LCA). A empresa está trabalhando em estreita colaboração e apoio da GE, para aproveitar o potencial exportador da LCA e também fornecer peças de reposição para a cadeia global de suprimentos dos motores GE 404″, disse o Sr. R. Madhavan, Presidente da Hindustan Aeronautics Ltd.
O motor F404-GE-IN20 é uma versão aprimorada do F404-GE-F2J3, que está equipando com sucesso o demonstrador de aeronaves de combate leve indiana. Ele é a variante de maior empuxo da família F404, e incorpora o que há de mais moderno em tecnologias de materiais resistentes a altas temperaturas, bem como novos sistemas FADEC de gerenciamento e excelentes características operacionais.
Eles estão em serviço na Índia desde 2004, equipando os primeiros modelos HAL Tejas, e registraram 14 milhões de horas de voo em todo o mundo, tendo equipado 15 modelos diferentes de aeronaves.
Uma parte de grande relevância dentro do acordo firmado, é que futuramente os motores General Electric F414, que equipam o Super Hornet e o Gripen E/F, serão produzidos sob licença na Índia, para equipar o futuro Tejas MkII.
Conforme noticiamos aqui no Site da RFA, em 13 de janeiro de 2021, o Comitê do Gabinete de Segurança da Índia (CCS), chefiado pelo Primeiro-Ministro Narendra Modi, anunciou a assinatura de um contrato para a aquisição de 83 aeronaves de combate HAL Mk-1A Tejas (LCA) para a Força Aérea Indiana (IAF). O contrato, no valor de US$ 6,24 bilhões, envolve 73 caças monoplaces e 10 treinadores biplaces.
Fonte: GE Aviation