GE Aerospace demonstra seu motor ramjet hipersônico. No dia 22 de janeiro, a nova arquitetura com combustão de detonação rotativa (RDC — Rotating Detonation Combustion) foi demonstrada pela General Electric Aerospace, mostrando um conceito que poderá alimentar veículos hipersônicos supereficientes com maior alcance que excede Mach 5.
A planta da GE Aerospace em Cincinnati, Ohio anunciou que demonstrou o que acredita ser o primeiro teste de um motor ramjet hipersônico de modo duplo (DMRJ — Hypersonic Dual-mode Ramjet) com combustão de detonação rotativa (RDC) em fluxo supersônico. O teste foi feito no centro de pesquisa em Niskayuna, Nova York. Isso poderia ajudar a permitir voos de alta velocidade e longo alcance com maior eficiência. A GE Aerospace está se preparando para lançar uma empresa autônoma focada em tecnologia hipersônica no segundo trimestre de 2024.
Um sistema de propulsão DMRJ típico só pode começar a operar quando o veículo atingir velocidades supersônicas superiores a Mach 3. Os engenheiros da GE Aerospace estão trabalhando em um ramjet de modo duplo, habilitado para detonação rotativa, que consegue operar em números Mach mais baixos, permitindo o veículo de voo opere com mais eficiência e alcance maior alcance. Isto poderá revolucionar a aviação, permitindo que aeronaves militares e comerciais voem a velocidade hipersônicas.
“À medida que o setor aeroespacial visa o futuro da hipersônica, a GE Aerospace está bem posicionada com as capacidades, experiência e escala certas para ser líder na condução de novos desenvolvimentos para nossos clientes”, disse Amy Gowder, presidente e CEO da GE. Aeroespacial, Defesa e Sistemas. “A demonstração altamente bem-sucedida de um DMRJ com a RDC é uma consequência de nossos mais de 10 anos de trabalho na RDC, incluindo a aquisição estratégica da Innoveering, que trouxe tecnologias de ponta e experiência em propulsão hipersônica e ramjets”.
Esta conquista, afirma a empresa, faz parte de um amplo portfólio de tecnologia onde a GE Aerospace está ativamente envolvida no desenvolvimento e expansão de áreas críticas, como materiais de alta temperatura e eletrônicos.
A empresa mergulhou em compósitos de matriz cerâmica (CMCs) de alta temperatura, eletrônica de potência de carboneto de silício, tecnologias de aditivos e gerenciamento térmico avançado em seu negócio de motores.
@CAS