GCAP forma joint venture para desenvolvimento do caça multinacional de sexta geração. As três parceiras internacionais do Global Combat Air Programme (GCAP), projeto do futuro caça de sexta geração multinacional, anunciaram em 13 de dezembro a formação oficial da joint venture que trabalhará no desenvolvimento da nova aeronave de combate que estará em operação na década de 2030.
A joint venture é formada pela britânica BAE Systems, pela japonesa Japan Aircraft Industrial Enhancement Co Ltd (JAIEC) e pela italiana Leonardo, cada uma com 33,3% de participação. O acordo agora precisa ser aprovado pelas autoridades regulatórias nacionais de cada país antes do seu estabelecimento formal, espado para meados de 2025.
O nome da joint venture ainda não foi anunciado, mas sabe-se que a sede será no Reino Unido onde fica o escritório governamental conjunto chamado de GIGO (GCAP International Government Organisation) e seu primeiro CEO será italiano. A joint venture tem como objetivo gerenciar o desenvolvimento do GCAP, coordenar a cadeia de suprimentos e subcontratar as linhas de montagem das três participantes que produzirão a aeronave.
“A nova joint venture será responsável pelo design, desenvolvimento e entrega da aeronave de combate de próxima geração e permanecerá como autoridade de design da GCAP durante a vida útil do produto, que deve ir além de 2070”, disse uma declaração conjunta das empresas.
Fonte: Janes Defense
@FFO