Garrafas de Tequila a bordo do novo Air Force One. A Boeing abriu uma investigação para apurar um fato no mínimo curioso: garrafas de tequila foram encontradas vazias dentro de um dos Boeing 747-8i que estão sendo convertidos para servir como novo Air force One. A descoberta que parece ser apenas uma infração, esta sendo tratada como um ato grave, pois indica que as diretrizes de segurança que se aplicam a Air Force One foram violadas.
Conforme relatado pelo The Wall Street Journal, a Boeing proibiu estritamente o álcool em sua fábrica em San Antonio /TX. Funcionários envolvidos na construção do “Força Aérea Um” precisavam de autorização especial para ter acesso ao hangar. A Boeing costuma fazer uma verificação de antecedentes criminais com apoio do serviço secreto, antes de designar ou contratar alguém para trabalhar nos VC-25B, sucessores do VC-25A da USAF. Porém, parece que isto não impediu uma situação embaraçosa para a fabricante, que terá que se explicar ao Serviço Secreto Americano, à Casa Branca e à USAF.
Dois Boeing 747-85M, matriculados N894BA (c/n 42416/1519) e N895BA (c/n 42417/1523) que foram originalmente fabricados para a empresa Russa Transaero Airlines, mas não foram entregues, em outubro de 2017 acabaram sendo adquiridos pelo governo dos EUA e transferidos para a USAF. Assim, em 2019 ambos foram levados de Victorville para San Antonio, sendo o primeiro em 27 de março (voo de translado “BOE076”) e o segundo em 26 de abril (“BOE077”). A previsão é que a partir de 2025 eles substituirão os dois atuais VC-25A USAF 82-8000 (c/n 23824) e 92-9000 (c/n 23825) que fazem hoje o papel de Air Force One, transportando o presidente americano em seus deslocamentos.
O novo “Força Aérea Um” apresentou algumas complicações durante seu processo de aquisição, inclusive com o questionamento do então Presidente Donald Trump, que exigiu a redução dos valores das aeronaves. O contrato hoje está em US$ 3,9 bilhões, abaixo dos US$ 5 bilhões considerado por Trump como “ridículo”!
Nos últimos meses, a Boeing anunciou um novo atraso na entrega dos aviões, ajustando a data para o final de 2025. Em junho passado, foi relatado que os dois novos VC-25B, baseados no Boeing 747-8i, poderiam ter um aumento de custo em torno de US$ 500 milhões. A justificativa para isso foi a crise do COVID-19 e a falência do provedor GDC Technics LLC.
O novo VC-25B representa uma fatia do faturamento da Boeing, que totalizou US$ 58 bilhões em 2020. No entanto, analistas afirmam que o atraso no cronograma do VC-25B poderá ser mais um problema na longa lista afeta a fabricante americana nos últimos anos. Os percalços no caminho da Boeing vão desde pequenos contratempos até catástrofes como a senda falhas e questões de qualidade dos KC-46 da USAF, a cápsula Starliner que não conseguiu chegar à Estação Espacial Internacional, as entregas do 787 interrompidas e as duas quedas do 737 Max que mataram 346 pessoas.
@CAS
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