Garmin G3000 para o Armed Overwatch do USSOCOM. A L3Harris Technologies selecionou a Garmin International para apoiar seu contrato com o US Special Operations Command (USSOCOM) no programa Armed Overwatch. Sob o novo acordo, a Garmin fornecerá seu sistema aviônico integrado G3000 em tandem para a aeronave Air Tractor/L3Harris AT-802U Sky Warden .
A aeronave foi selecionada pelo USSOCOM para seu programa Armed Overwatch em agosto deste ano. O contrato Sky Warden fará com que a L3Harris Technologies e a Air Tractor entreguem até 75 unidades desta aeronave de asa fixa. O presidente do setor L3Harris ISR, Luke Savoie, disse: “O Sky Warden apresenta uma cabine de comando de ponta e interfaces de sistema de missão aberta para apoiar a integração de tecnologias futuras para o programa Armed Overwatch. Colaboramos com a Garmin há anos e esperamos continuar nosso relacionamento estratégico para aprimorar as capacidades dos combatentes.”
O G3000 fornecerá os mais recentes recursos de gerenciamento de comunicação, navegação e vigilância para o USSOCOM. A Garmin disse que a plataforma AT-802U Sky Warden será a primeira aeronave de combate avançada a apresentar o sistema G3000.
De acordo com a Garmin, a L3Harris já instalou uma variedade de equipamentos de comunicação, sistemas de armas, sensores militares e seu sistema de gerenciamento de missão na interface homem-máquina touchscreen do G3000. Além disso, o L3Harris pode integrar rapidamente novas tecnologias para garantir que o sistema tenha todas as tecnologias aviônicas mais recentes.
“Nosso relacionamento estratégico com a L3Harris nos permitirá integrar a plataforma G3000 de arquitetura aberta como um facilitador crítico para a missão de apoio aéreo aproximado e de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) da Sky Warden”. — Carl Wolf — vice-presidente de vendas e marketing de aviação da Garmin.
O programa Armed Overwatch do USSOCOM é o sétimo esforço americano para avaliar/comprar aeronaves turboélice comerciais para tarefas de reconhecimento e ataque nos últimos quatorze anos. Ele seguiu o programa Imminent Fury da US Navy(2008); Light Attack/Armed Reconnaissance da USAF (LAAR, 2009–2012); o experimento de ataque leve sem nome da Guarda Aérea Nacional (2010); Combat Dragon II da US Navy; US SOCOM’s Light Attack Support for Special Operations program (LASSO — 2017) e o USAFLight Attack Experiment (OA-X 2017–2020).
@CAS