GAO confirma o Bell V-280 como o substituto do UH-60 no US Army. A decisão do Government Accountability Office (GAO) confirmou a escolha do Bell V-280 pelo US Army como vencedor do Future Long-Range Assault Aircraft (FLRAA), que visa selecionar o sucessor para o UH-60 Black Hawk. A Sikorsky e a Boeing, outros concorrentes do projeto, protestaram contra a decisão do US Army ratificada pelo GAO.
O GAO é o órgão do Poder Legislativo dos Estados Unidos da América responsável por serviços para o Congresso de auditoria, avaliações e investigações das contas públicas do governo dos Estados Unidos.
O Exército dos EUA concedeu adequadamente a Bell um contrato para sua aeronave tiltrotor V-280 em uma oferta melhor que as rivais Sikorsky e Boeing, disseram auditores do governo no dia 6 de abril. O Government Accountability Office também rejeitou as alegações de Sikorsky e da Boeing de que o Exército avaliou incorretamente as propostas de uma aeronave destinada a substituir o helicóptero H-60 Black Hawk.
“O US Army avaliou razoavelmente a proposta de Sikorsky como tecnicamente inaceitável porque Sikorsky falhou em fornecer o nível de detalhe arquitetônico exigido pelo edital”, escreveu o GAO em um comunicado publicado em seu site. “O GAO também negou as várias alegações da Sikorsky sobre a aceitabilidade da proposta de Bell, incluindo a afirmação de que a avaliação da agência violou os termos da solicitação, ou lei, ou regulamento de aquisição aplicável.”
A decisão não avaliou os méritos da proposta, disse o GAO. “O Conselho de Seleção de Fontes da FLRAA seguiu um processo deliberado e rigoroso”, disse um porta-voz do Exército em comunicado por e-mail. “A decisão do GAO demonstra que determinamos a proposta que representou o melhor valor para o Exército e o contribuinte, e estamos ansiosos para revisar o relatório completo do GAO. Estamos prontos para trabalhar com a Bell, executar este contrato e fornecer aumentos transformacionais em velocidade, alcance, carga útil e resistência para missões de assalto tático e MEDEVAC do Exército para apoiar a Força Conjunta, fortalecer a dissuasão e vencer em operações de vários domínios”, disse o US Army.
A Sikorsky juntou-se à Boeing para lançar o Defiant X. A tecnologia dispensa o rotor de cauda, substituindo-o por uma hélice pusher que permite ao helicóptero voar em velocidades mais altas. O Bell V-280 é uma aeronave com asas fixas e rotores móveis postado nas pontas. Ele pode decolar e pousar como um helicóptero, mas voar rápido como um avião tradicional.
O GAO não divulgou o documento completo da sua decisão, porque contém informações corporativas e proprietárias. A agência planeja lançar uma versão editada depois que os advogados das respectivas empresas o revisarem. Esse processo pode levar várias semanas, de acordo com um funcionário do setor.
A Sikorsky e a Boeing, em um comunicado conjunto, disseram que as empresas “revisariam a decisão do GAO e que vão avaliar os próximos passos. Continuamos confiantes de que a Lockheed Martin/Sikorsky e a equipe da Boeing apresentaram a solução futura de aeronave de assalto de longo alcance mais capaz, acessível e de menor risco”, disse o comunicado.
As empresas têm várias opções. Eles poderiam contestar a decisão no tribunal, o que provavelmente levaria a um longo atraso no envio de uma nova aeronave para o Exército. Ou eles podem recorrer a seus advogados no Congresso. Em última análise, o esforço do FLRAA, para substituir os UH-60 Black Hawk da Sikorsky pode valer US$ 70 bilhões ao longo de várias décadas.
@CAS