GAerNavMan realiza manutenção simultânea em várias aeronaves da Marinha do Brasil. O Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan), atingiu um importante marco para a Aviação Naval da Marinha do Brasil (MB). Atualmente a Organização Militar está atuando na manutenção simultânea de diversas aeronaves em seus hangares na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ).
Próximo de alcançar sua capacidade máxima, atualmente o GAerNavMan trabalha em 13 aeronaves simultaneamente, cada qual em seu estágio específico de inspeção/manutenção. São quatro helicópteros UH-12 Esquilo, dois UH-15 Super Cougar, dois IH-6B JetRanger, um AH-11B Wild Lynx, um SH-16 SeaHawk, além de três jatos AF-1B/C SkyHawk.
Enquanto algumas aeronaves estão completamente desmontadas, outras estão em fase final de testes para disponibilização para a linha de voo, como o caso do IH-6B matrícula N-5053. Este JetRanger passou por uma revisão geral de longo período, e agora está “em condições análogas a uma aeronave recém-fabricada”, conforme um comunicado da Marinha do Brasil.
Vale ressaltar que a tripulação do GaerNavMan dedica-se diuturnamente no desenvolvimento de soluções de engenharia, otimização de recursos humanos e materiais a partir do uso comum entre projetos. Assim, o Grupo de Manutenção contribui sobremaneira para o aumento da disponibilidade dos meios aeronavais, de forma eficiente, promovendo economias relevantes para a MB.
Fonte: Marinha do Brasil
@FFO