• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

GA-ATS implementa moderno processo anticorrsão na produção de componentes do Do228 NXT

12 de agosto de 2025
GA-ATS implementa moderno processo anticorrsão na produção de componentes do Do228 NXT. Fotos: GA-ATS.
GA-ATS implementa moderno processo anticorrsão na produção de componentes do Do228 NXT. Fotos: GA-ATS.

GA-ATS implementa moderno processo anticorrsão na produção de componentes do Do228 NXT. A General Atomics AeroTec Systems (GA-ATS) atualmente está fabricando na Alemanha a nova aeronave de missão especial Do228NXT. Muitos dos principais componentes, incluindo as asas, são fabricados através de um novo processo de tratamento químico de proteção contra corrosão.

Chamado de Anodização com Ácido Sulfúrico Tartárico (TSAA), este processo de tratamento anticorrosão oferece vantagens técnicas e ecológicas para os componentes produzidos, o que estenderá a vida útil e a confiabilidade operacional dos Do228 NXT.

Proteção confiável contra corrosão para uma longa vida útil e alta confiabilidade operacional do Do228

A proteção contra corrosão é qualquer medida que previna ou retarde danos a um material – geralmente metal – causados por reações químicas ou eletroquímicas, com a formação de ferrugem.

Isso é particularmente importante para a indústria aeronáutica, pois as aeronaves são expostas a condições ambientais extremas, onde a mínima corrosão leve poderá comprometer a segurança estrutural dos seus componentes.

Revestimentos específicos, como a anodização, aumentam a vida útil, simplificam a manutenção e garantem a segurança operacional a longo prazo. Por esse motivo, esse processo foi escolhido para a produção do Do228 NXT.

Processo de tratamento de superfície moderno e ecológico

Enquanto o modelo anterior Do228 NG tinha asas revestidas com Anodização de Ácido Crômico, a nova versão Do228 NXT tem muitos componentes fabricados através do processo moderno TSAA. Esse processo também está em conformidade com o atual regulamento de produtos químicos “REACH” da União Europeia.

O processo selecionado atende perfeitamente aos requisitos de proteção contra corrosão, além de apresentar excelente aderência aos materiais. Como o TSAA forma uma camada mais espessa de óxido, ele também é mais robusto, resistente e mais ecológico em relação aos processos anteriores.

Com a introdução do TSAA, a GA-ATS reforça o seu compromisso em aliar a tecnologia aeronáutica moderna à sustentabilidade e aos mais altos níveis de qualidade técnica e segurança. Após a conclusão de todos os testes neste ano, a nova tecnologia de revestimento será integrada à produção do Do228 NXT.

Fonte: GA-ATS

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login