GA-ASI, SES e Hughes demonstram SATCOM multi-órbita usando MQ-9B. A General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI), a Société Européenne des Satellites (SES) e a Hughes Network Systems demonstraram com sucesso a capacidade de comunicação por satélite multi-órbita (SATCOM) na aeronave MQ-9B SkyGuardian. O esforço mostrou como uma Aeronave Pilotada Remotamente (RPA) mantém a conectividade/resiliência de missão crítica em um cenário contestado.
A demonstração foi realizada nas instalações de voo Desert Horizon da GA-ASI em El Mirage, Califórnia, EUA, em 20 de outubro. O esforço incluiu a equipe da SES fornecendo um serviço SATCOM multi-órbita que usava uma frota de órbita terrestre média (MEO) e órbita terrestre geossíncrona (GEO) de alto rendimento e baixa latência. Envolveu ainda a integração do modem definido por software da série Hughes HM, chamado HM400, na aeronave remotamente pilotada (RPA) MQ-9B da GA-ASI para alimentar o MEO e GEO SATCOM da SES. O modem HM400 apresentou uma baixa probabilidade de interceptação/baixa probabilidade de detecção, que forneceram a resiliência necessária para a aeronave operar em cenários contestados.
O último elemento dessa configuração foi o Hughes Resource Management System. Ele trabalhou com o HM400 para otimizar automaticamente e alternar rapidamente os sinais de satélite para mostrar capacidade quase em tempo real para melhorar o planejamento de emergência de um contingência alternativa primária dos militares. Durante a demonstração, o sistema O3b MEO da SES forneceu desempenho, resiliência e escalabilidade semelhantes à fibra, para estabelecer as bases para alcançar a soberania da rede de dados.
O esforço mostrou como um sistema não tripulado mantém conectividade/resiliência em uma missão crítica e altas cargas de trabalho enquanto opera em um cenário altamente contestado. Ao longo da demonstração, as empresas observaram que o serviço de conectividade fazia roaming contínuo entre os satélites O3b MEO e AMC-15 GEO.
“Esta demonstração prova a importância do SATCOM de próxima geração para os operadores de nossas aeronaves. “À medida que expandimos para cargas úteis novas e mais complexas para nosso RPA, precisaremos de taxas de dados mais altas que forneçam largura de banda, segurança e robustez para operar os sensores”. — O vice-presidente sênior da GA-ASI MQ-9 Systems, Fred Darlington.
@CAS