GA-ASI realiza validação em clima frio usando MQ-9B SkyGuardian. A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) realizou com sucesso a validação em clima frio (CWV — Cold Weather Validation) usando um sistema de aeronave pilotada remotamente MQ-9B SkyGuardian (RPAS) de propriedade da empresa no final de janeiro/início Fevereiro de 2023, aumentando a experiência em clima frio da família de sistemas MQ-9.
As ações, manobras e voos de serviço de solo do sistema foram baseados no Centro de Treinamento e Teste de Voo (Flight Test and Training Center — FTTC) da GA-ASI em Grand Forks, ND. O SkyGuardian está sendo proposto a vários países nórdicos para suas necessidades de defesa e segurança. O teste de voo CWV amplia e acelera a implementação operacional global do SkyGuardian, especialmente para países que precisam operar em condições de frio.
Para se preparar para o CWV, o SkyGuardian foi colocado em um “mergulho frio” que manteve a aeronave a uma temperatura bem abaixo de -21°C/-5°F por 12 horas, depois preparado para manobras de solo e voo por meio de um processo de degelo. usando fluidos de degelo e antigelo. Em um segundo cenário, o SkyGuardian fez a transição de um hangar com clima controlado para partida do motor e verificações do sistema sob condições básicas de frio (temperatura abaixo de -21°C/ -5°F do ar ambiente).
No primeiro voo, a temperatura externa estava abaixo de -21°C/-5°F. Todos os cenários foram conduzidos com sucesso e consistentemente em um tempo impressionante, contando com procedimentos padrão de degelo e antigelo, fluidos e equipamentos de suporte, uma prova da alta prontidão e capacidade de resposta dos sistemas.
“Entre os muitos recursos transformadores de nossa linha MQ-9B de RPA está a capacidade da aeronave de operar em temperaturas extremas”, disse o presidente da GA-ASI, David R. Alexander. “Congratulamo-nos com os requisitos de capacidade operacional em clima frio dos países nórdicos, pois o MQ-9B foi construído para missões globais em todos os climas, e estamos entusiasmados por ter o MQ-9B funcionando de forma tão impressionante sob essas exigentes condições de frio. O CWV, juntamente com nossos recentes testes de voo SATCOM em Órbita Terrestre Baixa (LEO), demonstram como nossas aeronaves podem realizar missões com sucesso na região do Ártico, que está se tornando uma clara prioridade de segurança para o NORAD e a OTAN”.
O MQ-9B SkyGuardian e o SeaGuardian da GA-ASI estão revolucionando o mercado de RPAS de longa duração, fornecendo capacidade e certificação para todos os climas, com total conformidade com o STANAG-4671 (padrão de aeronavegabilidade da OTAN de UAS). Esse recurso, junto com o radar anti-colisão comprovado operacionalmente, permite operações flexíveis no espaço aéreo civil.
Além dos países nórdicos, a SkyGuardian e a SeaGuardian atraíram um interesse significativo de clientes em todo o mundo. O Ministério da Defesa do Reino Unido selecionou o MQ-9B SkyGuardian para seu programa Protector, e o Ministério da Defesa da Bélgica assinou um contrato para o SkyGuardian. MQ-9B também foram arrendados pela Guarda Costeira do Japão.
Fonte: GA-ASI
@CAS