GA-ASI pronta para iniciar voos de testes do LongShot. A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) está pronta para iniciar a fase de testes de voo com o “LongShot”, um veículo aéreo de combate não tripulado (UCAV) armado, lançado em voo a partir de caças tripulados.
Em 2020, a General Atomics recebeu um contrato da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (DARPA), para desenvolver o conceito do “LongShot” para operações de combate aéreo por meio da demonstração de um UCAV equipado com mísseis ar-ar. O conceito busca aumentar significativamente o alcance e a eficácia da missão dos atuais caças de 4ª geração.
Conforme informamos anteriormente, nA prática o “LongShot” (em tradução literal “tiro longo”), é um drone armado com mísseis ar-ar, que será transportado sob as asas de caças tripulados e lançados de uma posição segura, para atacar alvos de interesse. Se for comprovado na prática, isto deverá ampliar muito o alcance efetivo dos atuais mísseis ar-ar.
Nos últimos anos, a GA-ASI trabalhou no projeto do LongShot para otimizar o desempenho e concluir os testes de voo em 2024. Essas avaliações validarão as características básicas de manuseio do veículo e estabelecerão as bases para desenvolvimento e testes subsequentes.
“Estamos extremamente entusiasmados para decolar!” disse Mike Atwood, vice-presidente de programas avançados de aeronaves da GA-ASI. “Os testes de voo validarão os designs digitais que foram refinados ao longo do projeto. A General Atomics está empenhada em aproveitar este processo para fornecer rapidamente capacidades não tripuladas inovadoras para a defesa nacional.”
@FFO