GA-ASI projeta drone capaz de detectar defesas antiaéreas. A General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI) fechou um contrato no valor de US$ 15,85 milhões para desenvolver, demonstrar e entregar um protótipo voltado para inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) que pode realizar uma detecção stand-off e geolocalização sistemas de defesa aérea inimigos.
O Departamento de Defesa dos EUA (US DoD) concedeu o contrato para que este sistema aéreo fosse introduzido na USAF. O empreiteiro trabalhará em Poway, Califórnia, e o DoD espera que o contrato seja concluído até 10 de julho de 2025.
Em um ambiente geopolítico tenso, no qual a Ucrânia demonstrou sua aptidão para prevenir ataques russos indiscriminados, principalmente agora que os militares ucranianos realizam sua contra-ofensiva no sul e no leste do país, os EUA estão aprendendo com a importância das defesas aéreas. A América está ansiosa para superar as capacidades de defesa aérea em um momento em que o mundo está protegendo seus céus.
Essa capacidade ISR será útil à medida que as tensões se aprofundam na rivalidade EUA-China no Indo-Pacífico, onde a China ameaça a chamada ordem baseada em regras. O sistema pode empregar tecnologia de imagem sofisticada, como sistemas eletro-ópticos ou infravermelhos (EO/IR). Isso inclui sensores avançados para discernir alvos, como sistemas de defesa aérea integrados adversários. No caso de um conflito com a China, isso fornecerá informações ISR críticas sobre as defesas da China.
Espera-se que a integração de sistemas EO/IR tecnologicamente avançados em plataformas de guerra modernas para obter superioridade de informações e consciência situacional seja um fator importante que impulsiona os gastos neste setor. Essa tendência é ainda mais apoiada pelo aumento dos investimentos das principais forças armadas em sistemas de seleção de alvos, cargas úteis de alta resolução e outros sistemas.
A pesquisa no campo de infravermelho de terceira geração, cristais não lineares, radares a laser, visualização 3D avançada, sistemas de vigilância persistentes, sensores multiespectrais e hiperespectrais está levando à criação de sistemas EO/IR mais capazes. O mercado de EO/IR está recebendo demanda de plataformas portáteis e aéreas, levando a investimentos sustentados em ambos os segmentos.
@CAS