GA-ASI MQ-9B opera missões ASW em conjunto com a US Navy. O Departamento de Defesa dos EUA (DoD) informou em 26 de abril, que a Marinha dos EUA (US Navy) demonstrou com sucesso a integração de um sistema não tripulado (UAS) de vigilância marítima, com capacidades tripuladas, durante o Programa Integrado de Batalha de Sistemas Não Tripulados 21 (UxS IBP 21).
Produzido pela General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI), o UAS naval MQ-9B Sea Guardian, operou na costa de San Diego, em uma demonstração de guerra anti-submarina. A aeronave atuou em conjunto com um cruzador de mísseis guiados, localizando alvos de longo alcance além do horizonte.
Usando sonobóias e outros recursos, o Sea Guardian identificou contatos inimigos, e transmitiu as localizações para o comandante a bordo do cruzador. A sincronização operacional entre as capacidades não tripuladas e os meios navais tripulados tradicionais, como o LCS USS Coronado (LCS 4) da classe Independence, garante que a US Navy mantenha sua vantagem tecnológica e de combate.
O UxS IBP 21 é um Exercício da Frota do Pacífico, executado pela 3ª Frota Americana, projetado para integrar capacidades tripuladas e não tripuladas em cenários operacionais e gerar vantagens de combate. O evento de uma semana envolve meios não tripulados de superfície, submarinos e aéreos, operando com navios de combate litorâneos, destróieres e cruzadores de mísseis guiados, submarinos e esquadrões de helicópteros.
O portfólio de missões do MQ-9B SeaGuardian, inclui Guerra Anti-Superfície (ASuW), Guerra Anti-Submarina (ASW), Assistência Humanitária em Desastres, SAR, monitoração de tráfico de drogas, imigração ilegal, pirataria, segurança marítima, entre outras.
O SeaGuardian pode operar ininterruptamente em voos de até 49 horas, transmitindo informações precisas e em tempo real para o comando da missão. Pode ser equipado com bombas guiadas por laser Paveway IV e mísseis ar-superfície Brimstone 2. Adaptado para operações navais, o MQ-9B é equipado com asas dobráveis para armazenamento, trem de pouso reforçado, gancho de retenção, seis pods de armamentos para uma carga útil total de 1.360 kg.
@FFO