GA-ASI lança novo pod multiuso da OTAN para uso nos MQ-9A/B. A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) voou o novo Pod da OTAN pela primeira vez em 23 de novembro de 2022 em uma aeronave MQ-9. O Pod da OTAN é um desenvolvimento conjunto entre a GA-ASI e a Sener Aeroespacial da Espanha.
O Pod da OTAN é construído pela Sener Aeroespacial na Europa para atender aos padrões de aeronavegabilidade da OTAN, enquanto aumenta as opções de configuração e carga útil para as Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) MQ-9A e MQ-9B da GA-ASI. O voo de teste foi realizado no Yuma Proving Grounds usando uma aeronave MQ-9A de propriedade da GA-ASI. O pod de teste tinha uma carga útil construída pela Arpège SAS France.
O desenvolvimento do NATO pod foi impulsionado pelo desejo da GA-ASI de fornecer aos clientes um pod personalizável e multiúso para transportar sensores soberanos de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR — Intelligence, Surveillance, and Reconnaissance) para sistemas ARP MQ-9A e MQ-9B.
A GA-ASI está trabalhando com a Sener e outros fornecedores europeus para integrar seus sensores dentro deste novo pod. O Pod da OTAN é um gabinete flexível, escalável e certificável com os recursos estruturais para hospedar sistemas de missão de amplo alcance. Ele atende aos padrões de certificação DEF STAN e STANAG para aeronavegabilidade, incluindo proteção contra raios e impacto de pássaros. O Pod da OTAN tem as interfaces comuns da aeronave MQ-9, incluindo a conexão de datalink da plataforma para a Estação de Controle de Solo (GCS — Ground Control Station).
“Este é um projeto de produto verdadeiramente importante. Trabalhamos de perto com a Sener para atender aos requisitos e manter nossas equipes combinadas e em sincronia para alcançar este excelente resultado. Nosso voo de teste bem-sucedido nos permite começar a comercializar essa nova capacidade para nossas nações parceiras como uma forma de adicionar rapidamente capacidade de carga útil” — Satish Krishnan, Vice-Presidente de Cargas de Missão e Exploração da GA-ASI.
“Este primeiro voo é fruto de uma longa colaboração entre a GA-ASI e a Sener e estamos orgulhosos de ter contribuído para o sucesso do projeto. Estamos ansiosos para continuar o bom trabalho juntos, que temos certeza que nos trará mais sucessos no futuro” — Rafael Orbe, Diretor Geral de Defesa da Sener Aeroespacial.
Este esforço de cooperação industrial introduz a fabricação europeia de hardware de missão projetado pela GA-ASI, abrindo as portas para cargas úteis de missão especificadas pelo cliente para o MQ-9A e MQ-9B.
Os MQ-9As são operados por vários países europeus, incluindo Reino Unido, França, Itália, Holanda e Espanha. A variante MQ-9B foi adquirida pelo Reino Unido e pela Bélgica. Recentemente, a Polônia anunciou que alugará aeronaves MQ-9A.
Fonte: GA-ASI
@CAS