GA-ASI divulga foto do UAS Mojave com 16 AGM-114 Hellfire. A General Atomics (GA-ASI) apresentou em suas redes sociais fotos do UAS Mojave, pela primeira vez armado com um carga completa de 16 mísseis ar-superfície AGM-114 Hellfire. Nas fotos, o protótipo do Mojave aparece com dois pilones em cada asa, onde estão dispostos quatro AGM-114 em cada pilone. É, sem dúvida, o UAS (Unmanned Aircraft System) com maior poder de fogo em sua classe.
O Mojave é o mais novo membro da família de UAS da série Predator. Na prática ele é um UCAV (Unmanned Combat Air Vehicle). Ele é dedicado a missões de vigilância armada, ataque e reconhecimento armado. Seus aviônicos e sistemas de controle de voo são construídos com base nos UAS MQ-9 Reaper e MQ-1C Gray Eagle-Extended Range (GE-ER), uma frota que acumula mais de 7 milhões de horas de operação, muitas delas em combate.
O Mojave também aproveita os investimentos do US Army em arquitetura aberta, autonomia e recursos de processamento de aprendizado de máquina. É o próximo passo na evolução dos UAS, oferecendo desempenho de decolagem e pouso curtos (STOL — Short-Takeoff and Landing) sem precedentes, capacidade de ser transportado a bordo de C-130 e um aumento significativo no poder de fogo.
O Mojave oferece opções para operações de base avançada (sem pistas pavimentadas) ou infraestrutura típicas. A capacidade STOL aumenta o número de opções de emprego, incluindo opções baseadas em porta-aviões e suporte marítimo para forças de operações especiais.
Sua maior envergadura permite transportar até 3.600 lb. (1.633 kg), o que totaliza até 16 mísseis AGM-114 Hellfire ou equivalentes. O Mojave também pode ser equipado com um conjunto de sensores incluindo EO/IR, Synthetic Aperture Radar/Ground Moving Target Indicator (SAR/GMTI) e Signal Intelligence (SIGINT) para apoiar missões terrestres ou marítimas.
@CAS